COTAR SEGURO ONLINE

Quais são as melhores praias do Rio de Janeiro?

Quais são as melhores praias do Rio de Janeiro?

Quando você pensa na cidade maravilhosa, a primeira imagem que vem a cabeça, além do carnaval, são as maravilhosas praias. São muitas as opções e regiões para relaxar, curtir a brisa do mar e aproveitar as águas do mar. Mas você sabe quais são as melhores praias do Rio de Janeiro? 

Para responder essa pergunta e ajudar você a não perder nenhum mergulho, preparamos uma lista com as principais praias da cidade maravilhosa.

As melhores praias do Rio de Janeiro

Praia de Copacabana, Barra da Tijuca, Reserva, Grumari e outras tão famosas quanto, ou um pouco, menos entram nessa lista. Cada uma tem características únicas para você aproveitar ao máximo, acompanhe.

Melhores praias do Rio de Janeiro na Zona Sul

Praia de Copacabana

Na Zona Sul fluminense está a mais conhecida de todas. A princesinha do mar, Copacabana, tem pouco mais quatro quilômetros de extensão e muita beleza. Na areia branca, muito espaço para tomar sol, praticar esportes como frescobol, futevôlei e a tradicional altinha na beira do mar. Além disso, muitas barracas oferecem serviços de aluguel de barraca de sol, cadeiras, bebidas e comidas.

No calçadão mais famoso do mundo, os quiosques oferecem diferentes serviços de alimentação e entretenimento. Eles dividem espaço com pessoas de todos os tipos, nacionalidades e culturas. Por lá também é possível correr, pedalar ou patinar em uma ciclovia exclusiva.

Quem busca diversidade e diversão, Copacabana é o lugar. Lá, é comum encontrar shows, tanto na areia quanto nos quiosques, e até de artistas de rua, por todo lugar. E nem precisa esperar a tradicional queima de fogos do réveillon. Copacabana tem eventos o ano todo e é uma das melhores praias do Rio de Janeiro. 

Praia do Leme

Coladinha com Copacabana e aproveitando toda a energia que por lá se estende, temos a Praia do Leme. Uma praia pequena, porém linda, para quem quer curtir o calor da cidade. 

Além dos esportes e do entretenimento oferecido nos quiosques de sua orla, no Leme há ainda a pedra dos pescadores, reduto da prática de pesca. Lá, os turistas podem ter uma aproximação da arrebentação das ondas em uma enorme pedra próximo ao forte do local. De lá você consegue acompanhar um pôr do sol de tirar o fôlego e ter uma vista ainda mais completa da região de Copacabana. 

Praia da Urca

Apesar de pequena, em comparação a outras da região, a praia da Urca é a que tem uma das vistas mais incríveis da cidade. Fica aos pés do Morro do Pão de Açúcar, outro ponto turístico obrigatório na cidade do Rio de Janeiro.

Um banho de mar, registros inesquecíveis da sua paisagem e uma parada na tradicional mureta de pedra para uma cerveja e assistir ao pôr do sol. Esses são eventos essenciais para quem busca as melhores praias do Rio de Janeiro. 

Praia do Arpoador

A pequena faixa de areia entre as praias de Copacabana e Ipanema, fazem do Arpoador uma das melhores praias do Rio de Janeiro. Em especial, para surfistas e quem aprecia esportes na água. 

Por lá, há ainda a pedra do Arpoador, ponto de encontro de todos os cariocas e turistas, que desejam se despedir do dia. Lá você encontra o pôr do sol mais bonito da cidade e uma chuva dos tradicionais aplausos dos seus visitantes. 

Melhores praias do Rio de Janeiro na Zona Oeste

Praia da Barra da Tijuca

Considerada a maior praia do Rio de Janeiro, com 18 quilômetros de extensão, a praia da Barra da Tijuca tem areia branca e águas límpidas e esverdeadas. O vento forte que bate por lá deixa o mar mais agitado, ideal para quem quer praticar esportes de prancha na água ou de vela. 

Ao redor de sua orla, assim como nas praias da Zona Sul, quiosques, restaurantes para todos os gostos, lojas e hotéis com vista para o mar. O ponto da praia do Pepê é famoso na lista de “points” para frequentar, com bares, shows ao vivo e muita diversão.

Praia da Reserva de Marapendi

Bem pertinho da praia da Barra, quase na praia do Recreio, está a paradisíaca Reserva. São aproximadamente oito quilômetros de extensão em um recanto onde apenas a natureza poderia emoldurar.

Quem gosta desse contato com as maravilhas naturais, não pode perder essa oportunidade. Apesar de ser pouco habitada ao seu redor, o espaço conta com infraestrutura de quiosque, que fazem serviço de alimentação e barracas. 

Em 2011 essa, que é uma das melhores praias do Rio de Janeiro, se tornou uma unidade de conservação ambiental. Ela passou a fazer parte do Parque Natural Municipal Barra da Tijuca Nelson Mandela.

Prainha

Entre o mar e a vegetação ampla da floresta está essa praia. Ela é carinhosamente chamada em seu diminutivo devido a sua pequena extensão de 700 metros. O acesso por lá é mais restrito, não havendo transporte público, apenas trânsito de carros particulares, o que a faz ainda mais reservada.

A dica para quem quer conhecer esse pequeno espaço de paraíso, é chegar cedo! Com o passar das horas as suas areias começam a se movimentar de pessoas e fica mais difícil encontrar um pedaço para relaxar, ou vaga para estacionar. 

O local também é atrativo para surfistas, já que é uma das melhores praias para a prática, incluindo diversos campeonatos durante o ano todo. 

Do Leme ao Pontal

Seja na Zona Sul ou Oeste, do Leme ao Pontal, as melhores praias do Rio de Janeiro vão encantar moradores e turistas.

Para curtir ainda mais essas oportunidades, fique atento as nossas dicas para um bom “praieiro”:

  • Use filtro solar. Esteja um calor de 40 graus ou apenas um mormaço, não se engane. O sol está ali dourando a sua pele, e pode causar danos sérios se você não se proteger;
  • Leve chapéu, boné e óculos escuros. Esses são adereços essenciais para quem quer misturar proteção ao estilo das areias;
  • Beba bastante líquido. É fundamental repor as energias no calor com muita água ou as deliciosas águas de coco que servem na areia;
  • Tenha na bolsa apenas o necessário. Sabemos que incidentes, como roubos e furtos, podem acontecer quando estamos desligados do mundo. Por isso, não leve a sua bolsa de mão inteira para a praia. Separe apenas documentos, um cartão de crédito e débito e alguma quantia em dinheiro;
  • Prepare-se para um pós-praia. Depois de curtir as melhores praias do Rio de Janeiro, nada melhor do que acompanhar o estilo carioca e esticar o passeio para algum bar ou restaurante;
  • Contrate um seguro viagem. As coberturas vão ajudar em caso de incidentes durante o seu embarque e desembarque para a cidade do Rio de Janeiro. Além disso, a contratação de um seguro viagem, que pode ser feita online aqui na Bidu, garante também indenização por motivos médicos, como por exemplo, uma insolação por excesso de curtição em um dia nas melhores praias do Rio de Janeiro

Cotação online de Seguro Viagem

+ Confira roteiros de viagens baratas pelo Brasil

+ Saiba como funcionam as praias de nudismo

Última atualização em 10/03/2019