X

Como morar em Portugal? Veja as melhores e principais dicas

Não é de hoje que Portugal é um dos destinos favoritos para os brasileiros na Europa. A ligação histórica, a identificação com a cultura e o idioma, fortalecem essa preferência. Ultimamente, porém, o país se tornou não só um local de férias, mas também de moradia. Se você é uma dessas pessoas que sonha ou até mesmo já se decidiu morar em Portugal, esse artigo é para você.

Portugal tem inúmeros destinos e, por ser um país com dimensões pequenas, é possível visitar vários em uma só viagem.

Vamos detalhar as principais informações de como morar em Portugal e como ter sucesso nessa nova jornada.

Cotação Online de Seguro Viagem

Como morar em Portugal?

Com tantos brasileiros se mudando para Portugal, pode parecer fácil trocar as terras tupiniquins pelas europeias. Mas na realidade, trata-se de uma mudança como tantas outras, com certa burocracia, e decisões planejadas e importantes.

Isso não é motivo para desanimar e organização é a palavra-chave! Só que antes de tomar uma decisão tão importante, faça uma autoavaliação para ver se você está mesmo pronto para isso. Então coloque em um papel:

  • Por qual motivo você está se mudando? Tente eleger apenas um motivo que seja decisor na sua escolha.
  • Está pronto para viver distante da família e dos amigos? Ficar longe durante um período de férias é uma coisa possível para muita gente. Mas meses ou até anos, pode ser muito mais complicado do que parece.
  • Você tem alguma referência pessoal para te ajudar emocionalmente na adaptação? Lembre-se que mesmo com a facilidade da língua, todos nós precisamos de um apoio nessas horas.
  • O que você está deixando para trás? Deixar pessoas ou até mesmo uma carreira bem-sucedida por aqui pode ser arriscado. Você deve se sentir confiante para chegar ao novo país e tomar novas decisões para a sua vida.
  • Como pretende cuidar de você? Aqui, muito mais do que ter saúde ou fazer novos amigos, é preciso garantir que não precisará abrir mão de recursos que está acostumado.
  • Já sabe como quer investir o seu tempo? Estudar? Trabalhar? Não ter atividades planejadas para viver pode ser muito arriscado.

Documentação para morar em Portugal

Depois de avaliar os aspectos emocionais e motivadores da sua mudança, é a hora de começar a correr atrás de toda a burocracia que envolve morar fora.

A primeira providência que você deverá tomar para morar em Portugal é tirar o seu visto de entrada, caso você não tenha cidadania europeia. Essa documentação é obrigatória para todo brasileiro que deseja ficar em Portugal por mais de 90 dias.

Tipos de Visto

Há diferentes tipos de vistos que você pode solicitar, são eles:

  • Visto de estada temporária: destinado para quem deseja ficar por até um ano em Portugal;
  • Visto de residência: para quem deseja ficar um ano ou mais;
  • Vistos uniformes Schengen: será necessário caso precise se deslocar por outros países da Europa, além de Portugal.

Você também poderá tirar o visto de acordo com o seu objetivo em Portugal:

  • Visto de trabalho: será necessário comprovar que está empregado no país, apresentando uma carta convite, promovida e registrada pela própria empresa interessada.
  • Visto de estudo: é preciso comprovar que possui matrícula em alguma instituição de estudo portuguesa, assim como o termo de “aceite” da própria instituição.
  • Visto de rendas próprias: válido para aposentados, por exemplo;
  • Visto para empreendedor: antes mesmo de se mudar, você pode solicitar esse tipo de visto. É preciso comprovar a intenção de abertura de uma empresa em Portugal, assim como todo plano de investimento para esse fim.
  • Visto para startup: criado em 2018, esse visto possibilita que pessoas com ideias inovadoras e que desejam aplicá-las em Portugal tenham a possibilidade de se instalar no país.
  • Golden Visa: indicado para pessoas que desejam investir uma boa quantia em dinheiro no país, como compra de imóveis, por exemplo.

Para solicitar o seu visto, você deverá comparecer ao Consulado Geral de Portugal da sua cidade. Leve toda a documentação que está sendo exigida para o tipo de visto que irá solicitar.

Não deixe também de rever outros documentos, como o seu passaporte, para entender se está de acordo com as regras de validade, principalmente. E por fim, tente resolver todas as suas pendências financeiras e de documentação no Brasil. Sair do país sem nenhum problema para resolver é a melhor ideia.

Quais são as melhores cidades para morar em Portugal?

Portugal possui cidades incríveis e lindas para morar. E a escolha do melhor local vai depender muito da sua preferência e também das suas atividades, como estudo e trabalho.

Entre as cidades mais buscadas temos:

Lisboa

A capital de Portugal oferece infraestrutura de grandes metrópoles urbanas. Apresenta grande capacidade de oferecer qualidade de vida, acesso a boas instituições de ensino e oportunidades de carreira.

Porto

Uma cidade muito parecida com o estilo de vida adotado em Lisboa. A cidade é perfeita para quem não dispensa a intensidade de uma cidade grande, mas com características mais em conta, apesar da qualidade da sua infraestrutura, do que a capital.

Braga

É considerada uma das cidades mais baratas de Portugal para viver. Localizada ao Norte e a pouco mais de 50km de Porto, Braga é uma linda opção para quem deseja começar a rotina em um novo país.

Coimbra

Cidade histórica e universitária, Coimbra é um patrimônio da humanidade desde 2013, segundo a Unesco. Localizada na região central do país e com características montanhosas, fica fácil se sentir bem-vindo neste lugar.

Guimarães

Essa cidade mistura tradição e modernidade. A cidade está localizada no distrito de Braga, no centro-norte do país, e tem pouco mais de 50 mil habitantes, sendo a sua maioria também de estudantes.

Quanto custa morar em Portugal?

Morar em Portugal pode não ser tão em conta quanto parece. Afinal, a moeda de lá, o Euro, faz toda a diferença na calculadora, se compararmos a nossa moeda, o Real. E tudo também vai depender do local que você vai escolher para viver e do estilo de vida que pretende manter.

No geral, em cidades mais caras como Lisboa e Porto, é necessário, pelo menos 2 mil euros, para um casal poder viver com tranquilidade. Já em cidades como, Braga, Coimbra e Guimarães, é possível estabilizar-se com até 800 euros.

Como é o mercado de trabalho em Portugal?

Para quem está indo tentar a sorte, sem um emprego definido, é bom estar preparado para ver muitas oportunidades, em especial no setor de tecnologia. Porém, é preciso ter paciência, pois a forma de recrutamento pode parecer mais demorada que no Brasil.

Em média, é preciso até uns três meses até garantir a tão sonhada vaga, algo que não é incomum para os brasileiros, que também sabem bem como é se virar diante de uma crise ou dificuldade econômica no país.

Como é o clima em Portugal?

Portugal tem uma linda extensão de praias e no verão é possível sim aproveitar, como se estivesse no Brasil, com temperaturas de até 40 graus.

Já no inverno é bom estar preparado, pois o país costuma ter temperaturas negativas, em média de até menos cinco graus.

Como é morar em Portugal?

Para os brasileiros insatisfeitos com as condições do nosso país, sem dúvidas morar em Portugal representa uma grande renovação e oportunidade. Ter a chance de recomeçar em um país acolhedor e tão próximo do nosso é uma ótima escolha.

Ainda assim, pode ser possível ouvir de um ou outro brasileiro que mora no local, que o Brasil ainda é um país único e que deixa saudades.

Vale a pena morar em Portugal?

Se depois de avaliar todas essas informações a sua condição é de mais confiante e animado para essa mudança, a resposta é sim. Pode colocar o planejamento para funcionar e fazer as malas!

Lembre-se que arriscar faz parte do destino da vida e tudo que vivemos pode servir como grande aprendizado e experiência.


+ O que é TransferWise?

Última atualização em 13/09/2019