COTAR SEGURO ONLINE

Dicas de Morro de São Paulo: tudo que você precisa saber para aproveitar ainda mais

Dicas de Morro de São Paulo: tudo que você precisa saber para aproveitar ainda mais

As férias de verão estão chegando e com ela a vontade de curtir um lugar paradisíaco, com muito sol, mar e água fresca. O Nordeste é, sem dúvidas, o destino favorito nessa época do ano e que reúne todas essas qualidades. Pensando nisso, hoje vamos apresentar as melhores dicas de Morro de São Paulo.

Localizada na extremidade da Ilha de Tinharé, na Bahia, a vila turística é muito apreciada e conhecida por seus encantos.

Cotação online de Seguro Viagem

Sobre Morro de São Paulo 

Pense em uma vila sem o barulho de carros e do trânsito. Agora imagine viver isso. É assim na vila do Morro de São Paulo, localizado na região que é conhecida como Costa do Dendê, no município de Cairu, na Bahia. 

Ao chegar, o visitante já se depara com um lindo portal, no cais da cidade, conhecido como Portaló, que dá início ao passeio. Bem me frente fica a Praça Aureliano de O. Lima, o centro do local e onde acontece as feiras de artesanato, eventos e shows.

A rua principal da vila, chama-se Rua Caminho da Praia, que como o próprio nome já sugere, leva até alguma das principais praias de Morro de São Paulo. São quase dez praias paradisíacas e cheias de encantos, como vamos ver mais a frente.

Dicas de Morro de São Paulo: as praias

Com clima tropical, o Morro de São Paulo é ideal para quem ama curtir o pé na areia. Conheça mais sobre as praias de Morro de São Paulo.

Primeira Praia

O nome deve-se porque nessa praia que as primeiras casas de veraneio começaram a serem construídas e que hoje, abrigam grande parte das pousadas e do comércio local. No inverno é frequentada pelos surfistas, já que o mar fica mais agitado e com ondas. Mas não se preocupe, é uma praia tranquila e recebe famílias de todas as idades

Lá você poderá fazer passeios de banana boat e alugar equipamentos para mergulho. Do alto do farol do Morro de São Paulo há uma tirolesa que desce até a Primeira Praia.

Segunda Praia

Clima de curtição jovial não falta nessa praia. Isso acontece, pois os bares se enchem de jovens atrás de diversão com música ao vivo. Festas ao luar que duram até de manhã também podem acontecer. Mas, engana-se quem pensa que é apenas esse tipo de entretenimento. A Segunda Praia é uma das mais visitadas por todos que vão ao Morro de São Paulo e é bastante conhecida também pela prática de esportes, como stand up paddle, frescobol, futevôlei, vôlei e até rúgbi.

Terceira Praia

Dobrando a Ilha da Saudade, logo após a Segunda Praia, você encontra a Terceira, com a famosa Ilha do Caitá. Ela é rodeada por lindos corais, o que torna esse local um dos preferidos para prática de mergulho. Lá é possível se hospedar em hotéis e pousadas, além de curtir uma gastronomia de tirar o fôlego. 

Quarta Praia

O lugar perfeito para quem quer relaxar e descansar, a Quarta Praia é sinônimo de sossego. Formada por uma enorme barreira de corais, que formam piscinas naturais. Quem curte caminhada na areia, e passeios de charrete, cavalos e bicicleta, não vai se arrepender. 

Quinta Praia ou Praia do Encanto

Um oásis do sossego, a Quinta Praia é a continuação da Quarta, e por ser mais distante nunca fica cheia. Com vegetação nativa densa, coqueirais por toda a sua extensão e um manguezal ao sul, esse lugar reserva momentos de lazer e calmaria.

Praia do Porto de Cima

Localizada abaixo do cais do porto do Morro de São Paulo, essa praia não é muito visitada devido a sua faixa de areia que fica disposta apenas quando a maré está baixa, mas é vista por todos assim que chegam a cidade.   

Praia da Gamboa

Fica bem pertinho do Morro de São Paulo, com uma caminhada de aproximadamente 30 minutos, com lindas falésias durante o trajeto. É possível ir de barco até lá. A cidade da Gamboa é cheia de opções turísticas e uma ótima infraestrutura. A praia é de águas tranquilas, ideais para quem quer tomar um banho calmo. 

Praia de Garapuá

Não é tão famosa, mas, mesmo assim, é considerada uma das mais bonitas da Ilha. Suas águas mornas e transparentes são ideais para quem busca um banho relaxante ou para os mais aventureiros uma outra opção de mergulho. Os coqueirais dão um ar mais paradisíaco ao local e os bancos de areia formam verdadeiras piscinas naturais. Vale também aproveitar a infraestrutura turística com bares e restaurantes.

Dicas de Morro de São Paulo: como chegar?

Para chegar lá, é necessário pegar uma embarcação, catamarãs ou lanchas, que saem diariamente de Salvador, em frente ao Mercado Modelo. A travessia dura, em média, duas horas, mas pode ser substituída pelo traslado alternativo semi-terrestre. 

Os preços variam de acordo com a empresa que irá realizar o serviço e também de acordo com a temporada.

 Vale ressaltar que para entrar na Vila será cobrado, em dinheiro, uma taxa de R$ 15 por pessoa e por tempo de permanência no local. Essa tarifa recebe o nome de Tarifa por Uso do Patrimônio Histórico do Arquipélago (TUPA), e é isenta para crianças de até cinco anos e idosos. Estudantes e portadores de necessidades especiais podem adquirir o seu passe pela metade do preço. 

Dicas de Morro de São Paulo: onde ficar?

Aproveite as dicas que demos anteriormente sobre as praias e escolha uma pousada ou hotel próximo ao seu local favorito. A ilha não é tão grande e, mesmo que você opte por um lugar especial, é possível se deslocar à vontade para conhecer. A ilha apresenta infraestrutura turística e, sem dúvidas, você vai querer passear muito. 

Dicas de Morro de São Paulo: quando ir?

Sem dúvidas o verão é a alta temporada em Morro de São Paulo, e já em novembro a ilha começa a encher. O Réveillon e o pós-Carnaval também são momentos de grande concentração de turistas. Se você não gosta de muito agito, evite esse período. 

As chuvas começam a aparecer com mais frequência nos meses de maio, junho e julho, mas isso não significa que temos um inverno frio por lá, e a média é de 24ºC. Para quem quer economizar e não se importa em tomar uma chuvinha, a baixa temporada é o momento ideal para visitar o Morro de São Paulo.  

Dica para viajar tranquilo para o Morro de São Paulo

Agora você já elegeu as suas praias favoritas, já sabe em qual período vai viajar e está animado para fazer as malas e começar o seu passeio pelo paraíso. Vale lembrar que uma viagem com mais tranquilidade depende do quão prevenido e preparado você poderá estar, em caso de imprevistos.

E a resposta para isso é: faça um seguro viagem. Com ele você garante que não terá dor de cabeça com prejuízos por atrasos ou cancelamento de voos, perda de bagagem, e ainda contará com cobertura de custos em caso de necessidades médicas por emergência. 

Você pode incluir o seu seguro viagem, a partir de uma cotação online aqui na Bidu. Assim você escolhe a apólice ideal para o seu momento de férias. 



Última atualização em 09/12/2019