Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Passagens baratas para Europa: as famosas low-cost

imagem de avião representando passagens baratas europa

Passagens baratas para Europa: as famosas low-cost

Low cost significa baixo custo, baixa tarifa. Ou seja, se você estiver procurando passagens baratas Europa, essas são as companhias aéreas. Elas são úteis tanto para quem mora no continente como para quem faz uma viagem para Europa.

Existem mais de 60 companhias aéreas low cost pela Europa, sendo as mais conhecidas Easyjet e Ryanair.

As tarifas para uma viagem em torno de três horas custam por volta de R$200.  Mas numa boa promoção você paga praticamente um valor simbólico. Elas funcionam um pouquinho diferente das companhias aéreas tradicionais. Neste post nós contamos todos os detalhes.

Leia mais sobre como encontrar hospedagens baratas para sua viagem.

Bagagens nas companhias aéreas low cost

O grande segredo na hora de voar com uma das companhias aéreas low cost é prestar atenção em todas as regras. Principalmente pela bagagem. O segredo é você viajar com o mínimo, carregando apenas uma mala de mão dentro do peso e tamanho permitidos e sem nenhum volume extra.

Isso porque essa companhias aéreas costumam cobrar pela bagagem despachada e outros volumes. Existem até marcas especializadas neste tipo de mala caso você queira comprar uma nova para não ter erro.

Se você estiver viajando do Brasil, dificilmente estará carregando apenas uma mala de mão. Sem opções de lugares para deixar a sua mala, não vai ter jeito, vai ter que despachar. Neste caso, no momento da compra pelo site, registre que terá que despachar uma mala. Assim você paga menos do que cobram na hora do check in (em torno de 10 euros).

Passagens baratas Europa: check in nas companhias aéreas low cost

Para continuar economizando, faça sempre o check in online. As companhias aéreas low cost também cobram extra para fazer check in no balcão. Esse monte de cobranças extras é o preço que se paga quando se quer voar com passagens baratas na Europa.

Se você for despachar sua mala, é importante chegar no aeroporto com antecedência. Em torno de duas horas e meia. Eles são super chatos com atrasos e costumam fechar o check in em torno de 30 a 40 minutos antes da saída do voo.

Viagem Europa: considerações com as low-cost

  • O ideal é comprar uma passagem low cost com três a cinco meses de antecedência. Principalmente se a data da viagem for durante a alta temporada (verão europeu) ou finais de semana e feriados;
  • Os voos durante a madrugada (red eye) são os mais baratos;
  • Cancelamentos e atrasos são comuns entre essas companhias aéreas. Portanto, esteja preparado principalmente se fizer conexões;
  • Cada país de origem e destino tem seu próprio imposto ou taxa. Por isso o valor varia de uma passagem para outra;
  • Essas companhias aéreas costumam alterar os voos em torno de 10 horas a mais ou a menos do horário original. Portanto, fique atento com as mudanças e escolha se vai aceitar, remarcar para outro voo pagando a diferença do preço da passagem ou pegar seu dinheiro de volta;
  • O espaço é proporcional ao preço e você provavelmente vai sentar em poltronas não reclináveis e com pouco espaço. Porém, as companhias low cost costumam vender assentos com mais conforto entre 4 e 10 euros;
  • Todo o serviço de bordo é cobrado, até mesmo a água. Para comprar qualquer um dos produtos oferecidos, leve dinheiro ou cartão de crédito;
  • Não há entretenimento de bordo. Você pode comprar um fone de ouvido se precisar para usar no seu computador ou tablet.

Se o foco é economia, além de ir atrás de passagens baratas Europa, veja como escolher um seguro viagem mais barato.