O que fazer em SP: confira os principais pontos turísticos

imagem de são paulo para texto sobre pontos turísticos de são paulo

O que fazer em SP: confira os principais pontos turísticos

Falar em São Paulo significa falar da quarta maior metrópole do mundo. A maior cidade da América Latina recebe, diariamente, pessoas de toda a parte. Além de trabalho, São Paulo também é sinônimo de entretenimento, arte, gastronomia, cultura e muito badalo. Neste texto você vai conhecer os principais pontos turísticos de São Paulo. 

A cidade oferece aos seus moradores e visitantes museus, teatros, cinemas, restaurantes, parques entre outras opções que a transformam em um local dinâmico, onde tudo acontece.

A capital econômica do país tem, portanto, apelo de sobra para trazer turistas de várias partes do Brasil e do mundo.

Vamos desvendar os principais pontos turísticos de São Paulo que atraem os visitantes ávidos por cultura, compras e gastronomia?

Cotação online de Seguro Viagem

Pontos Turísticos de São Paulo

Avenida Paulista

Quem vem para São Paulo sempre dá uma passadinha na avenida Paulista. Repleta de edifícios imponentes, é considerada o maior centro empresarial da América Latina.

Mais do que abrigar empresas e hotéis, a Paulista é farta de opções culturais, em especial museus. Vale um destaque para o Itaú Cultural e o MASP (Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand). Fundado em 1947, ele tem a maior coleção de arte ocidental da América Latina.

Na Paulista os turistas também encontram o Parque Trianon e diversas opções de cinemas.  

Mercado Municipal de São Paulo

Inaugurado em 1933, o mercadão, como é conhecido pelos paulistanos, é ganhou fama pela arquitetura e pelos comes e bebes. Quem visita não pode perder o famoso pastel de bacalhau e o sanduíche de mortadela.

Trata-se de um respeitado centro de abastecimento e lazer. O local prima pela diversidade de frutas, verduras, legumes, queijos, vinhos, carnes e especiarias únicas, entre outros itens. É um dos principais pontos turísticos de São Paulo.

Praça e Catedral da Sé

Marco Zero da cidade, a Praça da Sé é amplamente conhecida, palco de inúmeros eventos da história do Brasil.

É lá que está localizada a Catedral Metropolitana da Sé, a maior igreja de São Paulo – abriga cerca de 8 mil pessoas.

Praça da República

Entre as principais atrações da Praça da República, que fica no centro da cidade, está a feira de arte e artesanato. Ela é realizada aos sábados e domingos, das 9h às 17h, e conta com mais de 600 expositores do Brasil e de outros países.

Páteo do Colégio

Os amantes de história costumam visitar o Páteo do Colégio, sede da primeira construção de São Paulo.

Parque do Ibirapuera

São 1,6 milhão de metro quadrado de área que abrigam prédios públicos, museus, jardins, lagos e até um planetário.

Passeio repleto de opções neste parque inaugurado em 1954. Prédio e pavilhão da Bienal, MAM (Museu de Arte Moderna), a Oca, Pavilhão Japonês, Ginásio de Esportes, ciclovia, Obelisco e muito mais!

Teatro Municipal

Aberto ao público em 1911, o Teatro Municipal de São Paulo é roteiro de importantes espetáculos nacionais e internacionais. Também localizado no centro, sua arquitetura imponente já vale a visita.

Museu do Ipiranga

Ícone arquitetônico da cidade, o Museu do Ipiranga foi inaugurado em 1890. Ele atrai pela beleza do prédio, dos jardins e, claro, pela importância histórica.

Em seu acervo estão mais de 125 mil peças, incluindo mobílias, trajes, carruagens, entre outros objetos de personalidades importantes da história do Brasil.

Pinacoteca do Estado

Com vasto acervo, com cerca de 100 mil obras, a Pinacoteca do Estado começou a funcionar em 1911 apresentando sua primeira exposição.

O espaço conta também com uma área dedicada à restauração e catalogação das peças, além de um café ao ar livre com vista para o Parque da Luz.

Ponte Estaiada

Oficialmente chamada de Ponte Otávio Frias de Oliveira, a Ponte Estaiada cruza o rio Pinheiros. Ela é a única no mundo com duas pistas curvas que são ligadas ao mesmo mastro. Aliás, o mastro em formato de X tem 138 metros de altura.

Em 2020 a Ponte completará 12 anos. Embora seja uma construção nova, se transformou rapidamente em um dos mais visitados cartões postais da cidade. Para chegar até ela, a estação de trem mais próxima é a Berrini.

Edifício Copan

Um dos edifícios mais conhecidos do país, o Copan nasceu pelas mãos do arquiteto Oscar Niemeyer. É a maior estrutura de concreto armado da cidade e chama a atenção, bem no centro de São Paulo, pelo desenho arquitetônico em forma de “S”.

Com 30 andares, de cima do prédio vê-se o Edifício Itália, a Catedral da Sé, entre outros pontos conhecidos da cidade.

Está localizado perto da Estação República do metrô e tem entrada pelas avenidas São Luís e Ipiranga. É um dos pontos turísticos de São Paulo mais visitados no centro da cidade.

Edifício Itália

Já que falamos no Edifício Itália, vale reservar um tempinho para visitar esse prédio. Ele foi considerado por muitos anos o mais alto do país até ser ultrapassado pelo Edifício Mirante do Vale.

É no andar 45 que está localizado o restaurante Terraço Itália, de onde se tem uma das mais belas vistas da cidade.

Seus 165 metros de altura com capacidade para 10 mil pessoas estão protegidos pelo Patrimônio Histórico em virtude da sua arquitetura.

Para conhecer esse verdadeiro marco, basta descer na estação República do metrô.

Estação Júlio Prestes

Inspirada nas estações americanas Grand Central e Pennsylvania, a Estação Júlio Prestes é sede da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo.

Construída em 1926, está localizada na Praça Júlio Prestes e seu grande hall é uma moderna sala de concertos. O prédio abriga também uma escola de música.

Bairro da Liberdade

Uma visita a um pedaço do Japão. É assim que as pessoas encaram o passeio a esse bairro paulistano que nasceu em virtude da imigração dos japoneses.

É lá que ocorrem festas temáticas ao longo do ano, além da famosa Feira da Liberdade, que é realizada todos os domingos.

Zoo de São Paulo

As crianças têm vez com a visita ao zoológico da cidade, que conta com mais de 4 km de ruas e mais de três mil espécies de animais.

25 de Março

Além dos muitos shoppings centers espalhados pela cidade, um ponto turístico procurado por quem gosta de fazer compras e pagar barato é a rua 25 de março, no centro de São Paulo.

Roupas, acessórios, maquiagens, eletrônicos e uma infinidade de produtos podem ser encontrados em lojas e barracas.

Estádio do Pacaembu

Jogos de futebol, shows e até mesmo o Museu do Futebol são algumas das atrações desse estádio tradicional da cidade. O local ainda é sede de uma feira livre às sextas-feiras, famosa pelos pastéis, iguaria que é a cara da cidade de São Paulo.

Rua Avanhandava

São Paulo tem restaurantes que oferecem delícias gastronômicas de vários países do mundo. Um destaque para a culinária italiana muito bem representada na Rua Avanhandava.

Próxima à estação Anhangabaú do metrô, trata-se de uma rua toda decorada, inspirada em cidades europeias, que abriga vários restaurantes italianos.

 + Confira algumas viagens de bate e volta de São Paulo

 

Última atualização em 03/03/2020