Como funcionam as Praias de Nudismo? Evite gafes!

Imagem de praia para texto sobre praias de nudismo

Como funcionam as Praias de Nudismo? Evite gafes!

A curiosidade sobre as praias de nudismo são muitas e há também diversas mistificações em torno dessa prática. Afinal, o que pode e o que não pode fazer em uma praia de nudismo? Qualquer pessoa pode frequentar? Onde elas ficam?

Imagem de praia para texto sobre praias de nudismo

Praia de Tambaba, na Paraíba, é umas das praias de nudismo mais conhecidas do Brasil.

Para você que tem curiosidade em entender um pouco melhor ou até alimenta o desejo de vivenciar essa experiência, trouxemos neste artigo tudo que você precisa saber sobre as praias de nudismo. 

Cotação Online de Seguro Viagem

As regras das Praias de Nudismo

Por cultuar a nudez não quer dizer que as praias de nudismo não tenham regras. Ao contrário, para frequentá-la você precisa aderir direitinho as suas normas para não ser até mesmo expulso do local. 

Confira as regras das praias de nudismo.

É preciso tirar a roupa!

Não tem meio-termo em praias de nudismo. Ou você fica totalmente nu ou será convidado a se retirar. Essa regra é bem clara e alguns desses locais exigem que você já entre sem roupa, ou seja, não é possível apenas tirar a roupa em determinado momento. Outras já são mais flexíveis, desde que haja a prática do nudismo em algum momento.

Essa regra tem apenas uma exceção que vale para mulheres em período menstrual. Elas podem fazer o tradicional topless, que configura ter apenas a parte de baixo do traje de banho, com a região dos seios à mostra. 

Aceitação do próprio corpo

Engana-se quem acredita que as praias de nudismo são exclusivas para pessoas com o corpo socialmente interessante, como as magras ou definidas com a prática de esportes ou musculação. Ao contrário, a praia de nudismo é para todas as pessoas, principalmente, para aquelas que aceitam o seu próprio corpo como ele é ou que estão aderindo a essa forma de se comportar. Além disso, os seus frequentadores são de todas as idades, o que significa uma pluralidade muito grande de feições e estruturas. 

Respeito nas interações

As praias de nudismo são locais públicos e qualquer pessoa pode frequentar, desde que mantenha o respeito em suas interações. Isso quer dizer que você não precisa ir necessariamente acompanhado. Porém, precisa manter a discrição e o bom senso ao conhecer novas pessoas.

Evite deixar as pessoas constrangidas

Mesmo que você demonstre interesse pelo nu de outra pessoa, é proibido manter o olhar fixo e constrangedor para ela. Naturistas recomendam que para casos de extremo interesse, o frequentador desvie a sua atenção para outras atividades na praia. 

É proibido praticar atos sexuais

Não é porque estão todos nus ou com a sensação de liberdade entre os corpos, que é permitida a prática de atos sexuais. Quem apresentar esse comportamento será expulso do local, podendo inclusive ser conduzido pela polícia, já que é um ato proibido também por lei. 

Sem fotos e vídeos

Muitas praias de nudismo proíbem o uso de câmeras para fotografar ou filmar. Isso acontece pois você pode acabar comprometendo outras pessoas ao redor em um registro. Sabemos que hoje em dia é praticamente impossível proibir o uso de celulares. Com os avanços da tecnologia, as regras limitam que, em geral, você pode fazer registros desde que seja de si mesmo, com o cuidado e bom senso de não expor outras pessoas. 

Mantenha a higiene

É obrigatório o uso de toalhas, cangas ou outros recursos para utilização de assentos que são de uso comum, como as cadeiras de praia, por exemplo. Assim, você estará evitando não só a exposição da própria pele a riscos de saúde, como das outras pessoas também. Seja consciente.

Todas essas regras e as suas punições estão disponíveis no site da Federação Brasileira de Naturismo, dentro das Normas Éticas do Naturismo Brasileiro. 

Onde ficam as Praias de Nudismo no Brasil?

No Brasil existem algumas praias de nudismo, algumas bem famosas, confira: 

Santa Catarina: Pinho

Considerada o primeiro local de naturistas do país, a praia do Pinho, localizada em Balneário Camboriú, tem acesso controlado justamente por receber muitos visitantes devido a sua fama. O local também é dividido entre as pessoas que querem fazer nudismo e as que não querem. As suas águas são cristalinas e formam verdadeiras piscinas naturais. 

Santa Catarina: Palhoça

Localizada também em Santa Catarina, a praia de Palhoça fica a 30 km da capital Florianópolis. Ela conta com mar tranquilo e águas cristalinas. 

Santa Catarina: Galheta

A praia de Galheta possui nudismo opcional e está localizada a 15 km da capital. O espaço é muito conhecido pela trilha do pecado, um espaço em meio a natureza.  

Bahia: Massarandupió

Com 12 km de extensão e dois km exclusivos para nudistas, a praia de Massarandupió reserva águas cristalinas e a configuração perfeita de paraíso. O local está a duas horas de carro da capital Salvador, com mais uma caminhada de pelo menos 20 minutos. Então, prepare-se para alguns momentos de aventura e não apenas tranquilidade.

Rio de Janeiro: Abricó

Localizada na Zona Oeste da Capital, entre as famosas praias de Grumari e Prainha, a praia de nudismo do Abricó parece um ambiente selvagem entre as montanhas e o mar. Não possui uma ampla infraestrutura, apenas um restaurante, e a sua extensão é bem pequena.

Espírito Santo: Barra Seca

A praia de nudismo de Barra Seca fica em Linhares, uma cidade a 142 km da capital Vitória. O local é pequeno e com pouca infraestrutura de lazer.

Paraíba: Tambaba

Localizada a 30 km de distância da capital do Estado, João Pessoa, a praia da Tambaba é dividida entre pessoas que aderem a prática de nudismo e aos que não querem. Para controlar essa dinâmica, há um posto de fiscalização que limita inclusive a entrada de homens desacompanhados. 

Praias de Nudismo no mundo

Se você está em busca dessa experiência fora do Brasil, saiba que há muitas praias que aderem a prática de nudismo:

  • França: Praia de Cap d’Agde
  • Canadá: Wreck Beach, em Vancouver
  • Califórnia: Black’s Beach, La Jolla
  • Miami: Haulover Beach Park
  • México: Playa Zipolite, em Oaxaca
  • Austrália: Lady Bay Beach
  • Portugal: Meco, em Sesimbra

Ir ou não ir a uma Praia de Nudismo?

A prática do nudismo não é confortável para todo mundo. Por isso, caso esse seja o seu caso, considerando também as normas e regras que colocamos aqui, evite ir a esses lugares. A maioria das praias são justamente para quem não quer viver essa experiência e há poucos espaços para os adeptos ou naturistas. 

As praias de nudismo são feitas para quem é adepto ou deseja vivenciar uma conexão diferenciada com a natureza. Respeito e consideração são boas práticas para conviver no mundo.



Última atualização em 07/10/2019