Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Como evitar os problemas em viagem?

imagem de uma asa de avião com montanhas em baixo com a legenda "problemas em viagem"

Como evitar os problemas em viagem?

imagem de uma asa de avião com montanhas em baixo com a legenda "problemas em viagem"

Problemas em viagem são fáceis de acontecer, mas o que pode fazer para evitar? Veja aqui na Bidu!

Você planejou a sua viagem com antecedência, comprou as passagens, reservou o hotel e programou os passeios. Mas chegando no destino ou antes mesmo de embarcar, foi surpreendido por um… Problema em viagem!

Sim, infelizmente, nas férias nós não estamos imunes a imprevistos, mas podemos nos prevenir para que eles tenham o menor impacto possível nos nossos planos. Já falamos como evitar problemas de saúde em viagem e os como fugir dos Overbooking, mas e os outros problemas? Seguem abaixo algumas dicas de como prevenir e lidar com  alguns dos problemas mais comuns em viagens:.

Perda de bagagem

Sim, apesar de menos de 7 malas serem extraviadas a cada 1.000 despachadas, se acontecer com você pode ser muito chato e trabalhoso. Por isso nós fizemos um post exclusivo com dicas para evitar mala extraviada, com o passo a passo de como administrar melhor essa situação.  

De qualquer forma, não é só a companhia aérea que pode sumir com a sua bagagem. Muitas pessoas perdem a mala no trajeto até o aeroporto e o hotel, por não tomarem cuidados básicos. A primeira orientação, claro, é nunca deixar a sua bagagem desacompanhada ou com alguém que você não conheça.

Outra ação que pode te ajudar a se lembrar da sua bolsa ou mochila na hora de sair do avião, por exemplo, é colocar um lembrete no seu celular, para a hora do desembarque. E lógico, contratar uma cobertura de bagagem é uma boa para não passar por esse problema. 

Perda do voo

Além dos problemas de passar mal durante o voo, outro problemão é perder o voo. Isso pode acontecer por vários motivos e resultar em prejuízo de tempo e dinheiro . A primeira dica para evitar que isso aconteça é se programar para chegar ao aeroporto uma hora antes do voo, para viagens nacionais. Para ir ao exterior, chegue até três horas antes no terminal.

E não confie no seu “achismo”, use o Google Maps ou aplicativos como o Waze para saber quanto tempo levará no caminho até o aeroporto. Antes de sair de casa, faça o seu check-in online. Já no aeroporto, fique atento às mudanças do portão de embarque, que são muito comuns. Para te ajudar a acompanhar isso, você pode colocar as informações do seu voo em aplicativos como o TripIt, que te avisa sobre alterações no seu voo.

Perda de conexão

Muitas vezes, os voos mais baratos são aqueles com conexões, ou seja, o que você desembarca e embarca em um novo avião no meio do caminho. Ou então, não existe a opção de voar direto para o destino que você deseja, por isso é necessário pegar dois ou mais voos. Para não correr o risco de perder a conexão, vale a pena sempre calcular no mínimo uma hora entre um voo e outro.

+ Quais as rotas mais longas de avião?

Mais que isso, se você precisar fazer imigração antes de embarcar no segundo trecho, coloque nessa conta mais pelo menos uma hora, para evitar dor de cabeça. Antes de comprar a sua passagem, fique atento também se você precisará de visto para fazer a sua conexão – como para os voos com cias aéreas americanas.

Há países que exigem o visto na conexão, mesmo que você não saia do aeroporto. Um exemplo é os Estados Unidos. Por isso, em casos de conexão, sempre verifique se o país solicita esse documento.

 

Para embarcar mais tranquilo e contar com assistência em caso de imprevistos, escolha um bom seguro viagem com cobertura para bagagem e perda de voo. 

Veja também: