Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Roteiro de Portugal: tudo que você precisa saber

Portugal está na moda, sim. É muito comum vermos nossos amigos ou familiares indo fazer uma visita, ou até mesmo indo morar por lá. E agora chegou a sua vez de ir e não sabe bem como montar seu roteiro de Portugal?

Sem problemas. Aqui vamos dar as principais dicas de passeios e de cidades a serem conhecidas. Também vamos mostrar um pouco mais sobre como se planejar para essa viagem e evitar surpresas com o visto, além de entender a importância de se fazer um seguro viagem.

Imagem de Portugal para ilustrar texto sobre roteiro de portugal

Portugal tem inúmeros destinos e, por ser um país com dimensões pequenas, é possível visitar vários em uma só viagem.

Partiu Portugal!

O país queridinho da vez tem sido um dos locais mais visitados pelos brasileiros. Seja pela proximidade da língua, que facilita, e muito, a viagem. Ou então pela ligação histórica e suas incríveis paisagens, gastronomia e vinhos.

Enfim, na verdade, todo mundo tem motivos de sobra para viver uma experiência portuguesa.

As coisas podem parecer mesmo mais fáceis. Afinal, você não terá quase nenhuma dificuldade em perguntar na rua onde ficam os lugares e as dicas. Mesmo assim, toda viagem requer um bom roteiro. Em Portugal não seria diferente, pois só assim todo o tempo da viagem fica bem aproveitado.

E a boa notícia para o mais ansiosos é: fiquem tranquilos, Portugal é incrível, mas é um país bem menor que o Brasil. É possível viajar de ponta a ponta em algumas horas de carro com um bom roteiro de Portugal nas mãos.

Qual a melhor época para conhecer Portugal?

A dica aqui é você entender o que você está buscando. Por exemplo, se o grande diferencial para você é o clima, saiba que as estações do ano são invertidas com o Brasil. Isso porque nossos compatriotas estão no hemisfério norte. Ou seja, se aqui é verão, espere por um belo inverno europeu por lá, e prepare as roupas de frio!

Vamos entender melhor o clima do país. Lá tem clima mediterrâneo, com temperaturas amenas, em média de 13 graus celsius no interior, e 18 graus no sul.

Os meses de julho e agosto podem ser bem quentes por lá. A temperatura pode chegar a 40 graus. Já o inverno apresenta baixas temperaturas, como 5 graus. Mas neve mesmo só em alguns pontos no norte do país.

Se a sua paixão for por vinhos, por exemplo, a melhor época é agosto e setembro. Nesse período o clima permite até você curtir uma praia, e, principalmente, aproveitar a vindima, que é a colheita das uvas nas vinícolas.

Além disso, você pode ir para o Portugal aproveitar as tradicionais festas portuguesas. entre elas estão:

  • Festa de São João no Porto, em junho, na cidade do Porto;
  • Festa Santo Antônio em Lisboa, também em junho;
  • Queima das Fitas, em maio, em Lisboa;
  • Magusto, em novembro.

Roteiro de Portugal

Como você já deve ter ouvido, as principais cidades turísticas em Portugal são Lisboa, Algarve, Porto e Madeira.

O nosso roteiro de Portugal vai passar por alguns desses lugares, tomando Lisboa como ponto de referência, e trazer dicas valiosas. Pegue seu mapa e anote!

Lisboa, o centro de Portugal

Foto de Estoril para matéria sobre roteiro de Portugal

Em Cascais e Estoril, não deixe de visitar o Mercado Vila de Cascais e a Praia do Guincho.

Começando o roteiro de Portugal, vamos falar da capital. Lisboa fica no centro de Portugal, assim como as cidades de Belém, Sintra, Cascais e Estoril.

Você pode fazer um passeio por lá a bordo de um Tuk-tuk, aqueles carrinhos que você já deve ter visto como atração turística na Tailândia.

Com o tuk-tuk você precisa começar a visita pelo Róssio, indo até a Praça do Comércio. Aproveite o caminho e passe também pelos pontos turísticos: Elevador de Santa Justa, Livraria Bertrand e o Café a Brasileira.

O bairro da Alfama, também bastante popular, é o mais antigo, da época medieval. É onde fica o Castelo São Jorge.

Para quem precisa poupar alguns Euros, a dica é só passar em frente mesmo, pois as filas para entrar são grande e a visita é cara.

Aproveite o tuk-tuk para ir nos mirantes da cidade. Elas possuem paisagens até mais bonitas que as do Castelo e outros tipos de entretenimento.

Claro que já que citamos Belém na região centra. Você não pode deixar de experimentar os tradicionais pastéis de Belém e os bolinhos de bacalhau. Mas Belém não é apenas gastronomia.

Aproveite a ida ao local e passe uma manhã caminhando entre o Monumento dos Descobrimentos, a Torre de Belém, o Mosteiro dos Jerônimos e o Centro Cultural de Belém (CCB).

Ainda na região central, Sintra abriga pontos imperdíveis, como o Castelo dos Mouros, o Palácio da Pena, a Quinta da Regaleira.

Cascais e Estoril

Em Cascais e Estoril, não deixe de visitar o Mercado Vila de Cascais, tome um sorvete delicioso no Santini e vá a Praia do Guincho.

O ideal para esse momento no centro de Portugal é ficar três dias e duas noites. Para quem prefere hospedagem próxima à praia, a dica é escolher sua acomodação em Estoril ou Cascais.

De Lisboa para o Norte

Imagem de Porto para ilustrar texto sobre roteiro de Portugal

Porto é uma das mais belas cidades de Portugal.

Agora no nosso roteiro de Portugal vamos focar nas seguintes cidades ao Norte de Portugal: Porto, Douro, Guimarães, Coimbra, Fátima e Nazaré. Saindo de Lisboa, elas se encaixam perfeitamente em sete dias de viagem.

Começando por Porto, aqui já temos um primeiro aviso. A cidade é cheia de ladeiras e vale ter bastante disposição.

Para quem estiver mais cansado e preferindo conforto, a dica é buscar o passeios em ônibus turísticos e se hospedar próximo ao centro histórico.

Ainda em Porto, não deixe de visitar o Palácio da Bolsa e a Catedral da Sé, que abriga a Ponte D. Luís VI até Vila Nova de Gaia. Lá você encontra um teleférico para você descer e ter acesso a uma incrível vista da cidade.

Continuando o nosso roteiro de Portugal, na região do Rio do Ouro, pegue o carro, ou vá de barco, como é mais tradicional entre turistas. Faça o trajeto entre Peso da Régua e Pinhão, para conhecer deliciosas vinícolas. De carro, a distância é de 30 km, mas vale o passeio e vale garantir a hospedagem em Pinhão.

Em Guimarães, conhecida também como a capital cultural do norte de Portugal, visite a antiga residência da família real portuguesa, o Paço dos Duques e o castelo que tem lá.

Com um dia bonito, o passeio de teleférico é ainda melhor e você poderá visitar o Santuário da Penha, ao topo de uma montanha.  

Nazaré e suas ondas gigantes

Nazaré é a cidade que ficou mais conhecida recentemente pelos brasileiros, por conta dos feitos dos nossos surfistas atrás das onda gigantes.

E é isso mesmo. Lá você poderá ver as maiores ondas do mundo. E se as ondas não tiverem tão gigantes no dia da sua visita, aproveite e conheça o Forte São Miguel Arcanjo.

Em Coimbra, a visita pode ser mais rápida. Mas não deixe de conhecer a famosa e mais antiga universidade de Portugal, a Universidade de Coimbra. Ela é fonte de inspiração até mesmo para escritores como J.K Rowling.

Por fim, em Fátima, a grande atração é o Santuário de Fátima. Ele recebe tradicionalmente seus fiéis em maio, na Procissão das Velas, e em outubro, na manifestação dos devotos.

De Lisboa para o Sul

Imagem de Setúbal para ilustrar texto sobre Roteiro de Portugal

A Península de Setúbal tem diversas praias para conhecer.

Continuando o roteiro de Portugal, em 40 minutos de carro você chega a praias maravilhosas localizadas no Parque Natural da Arrábida, na península de Setúbal. Entre elas está a Praia de Galápos.

Se a sua visita inclui ter praias inesquecíveis, pegue a balsa de Setúbal a Tróia e aproveite.

Na região da Costa Vicentina, que também tem praias até mesmo pouco exploradas, não deixe de visitar a cidade típica medieval chamada Odeceixe e Vila Nova de Milfontes.

O Algarve é muito conhecido por suas praias e formações rochosas. Mas, chegando lá, procure a cidade de Lagos e faça um tour de barco nas cavernas e grutas que irão te levar até a Ponta da Piedade.

Além disso, o passeio se torna ainda melhor quando se conhece as muralhas do século XV, no Farol de Sagres e na Fortaleza.  

Já em Évora, considerada a cidade-museu de Portugal e patrimônio da UNESCO, faça os seguintes passeios:

  • Templo da Diana;
  • Praça do Giraldo;
  • Catedral da Sé;
  • Capela do Ossos na Igreja de São Francisco.

Visto para Portugal

Agora que você já tem um roteiro de Portugal, é hora de pensar na sua entrada no país. Nós brasileiros certamente somos muito bem vindos lá em Portugal. Mas, como toda viagem, você precisa ficar de olho nas burocracias.

Se você possui cidadania portuguesa e passaporte local, você está isento de qualquer visto e sua entrada é mais facilitada.

Para os demais brasileiros, você pode ficar isento do visto caso a sua viagem tenha duração máxima de 90 dias. Além disso a viagem deve ter os seguintes motivos: turismo, negócios, coberturas jornalísticas e missão cultural.

Vale a pena dar uma conferida em todos os detalhes e na documentação necessária para apresentar no caso da necessidade do visto, no site oficial do Consulado de Portugal da sua cidade.

Veja algumas regras necessárias para você ter sua estadia de até 90 dias garantida:

  • Passaporte com validade mínima superior em, pelo menos, três meses à duração da estada prevista;
  • Bilhete de viagem aérea de ida e volta;
  • Comprovativo de alojamento;
  • Documento comprovativo de vínculo laboral ou atividade profissional no Brasil;
  • Comprovativos dos meios financeiros para suportar a estada, equivalentes a 75 euros por cada entrada em território nacional, acrescidos de 40 euros por cada dia de permanência.

Seguro viagem obrigatório

Sim, de acordo com o Tratado de Schengen, para você viajar até a Europa é necessário você fazer um seguro viagem para não ter problemas com a imigração.  

Pode ser que realmente você nem precise deste seguro. Mas não vale a pena estragar a sua viagem por conta deste pequeno detalhe, não é mesmo?

Então, além de colocar o roteiro na ponta do lápis, separar o passaporte e fazer a malas, não deixe de fazer o seu seguro viagem Europa, e boa viagem!  

 

Última atualização em 08/03/2019