Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Como planejar sua primeira viagem para Europa

Imagem de Globo para ilustrar texto sobre roteiro de viagem para Europa

Como planejar sua primeira viagem para Europa

As viagens internacionais estão cada vez mais populares, e um dos destinos mais clássicos é o continente europeu. Se você vai fazer sua primeira viagem para a Europa, vale a pena ler este texto para obter algumas informações básicas sobre roteiro de viagem para Europa e dicas que irão te ajudar muito.

Imagem de Globo para ilustrar texto sobre roteiro de viagem para Europa

Os encantos do Velho Mundo

Não é de espantar que a Europa seja um destino muito procurado por viajantes de todo o mundo.

Essencialmente o berço da civilização ocidental, a Europa abriga muitos países famosos pela cultura, arte, paisagens e costumes.

O fato de esses países serem relativamente pequenos (comparados ao Brasil) faz com que seja possível ir de um país a outro em um tempo curto. Desta forma, é possível preparar um roteiro de viagem para Europa contemplando vários países diferentes na mesma viagem.

Ao fazer a primeira viagem para a Europa, é normal as pessoas ficarem um pouco perdidas, sem saber o que visitar, como proceder, etc. Se você é uma dessas pessoas, este texto é para você. Vamos te dar ótimas dicas de como preparar seu roteiro de viagem para Europa.

Roteiro de viagem para Europa

A primeira coisa a fazer é planejar um roteiro de viagem básico. A Europa é grande e diversa, mas é possível conhecer bastante em uma viagem se você estiver disposto. Para começar, estabeleça alguns objetivos fundamentais para você e deixe o resto para viagens futuras.

Uma opção é planejar o seu itinerário com base em uma determinada região do continente europeu. Desta forma, você poderá fazer deslocamentos curtos entre os destinos, de trem, ônibus ou carro.

Outra possibilidade é fazer um roteiro de viagem para Europa com base em locais que você queira muito conhecer, mesmo que estejam distantes entre si. Nesse caso você poderá fazer os deslocamentos de avião.

Principais destinos na Europa

A França é um destino muito comum, especialmente a capital. Paris abriga o famoso museu do Louvre, onde você pode ver a Mona Lisa, além de muitas pinturas, esculturas, artefatos do Egito antigo, etc.

A França também é famosa por seus queijos e vinhos, além dos monumentos parisienses como a Torre Eiffel e o Arco do Triunfo.

Na Holanda, o principal destino é a capital, Amsterdã. Além do Museu Van Gogh e do Rijksmuseum, o visitante pode se interessar por conhecer a casa de Rembrandt, ou de Anne Frank.

A Holanda também é famosa pelos campos de tulipas, mas eles só podem ser vistos na primavera e no verão!

Londres, na Inglaterra, é uma metrópole com muita diversidade. Entre as principais  atrações turísticas estão o prédio do parlamento, junto ao relógio Big Ben, o palácio de Buckingham, a roda gigante London Eye e os parques, como o Hyde Park.

Há também muitos museus excelentes na capital inglesa, como o British Museum, o Museu de História Natural e o sensacional Museu da Ciência.

Na Itália há o Coliseu de Roma, os canais de Veneza, a Torre de Pisa, além de cidades como Milão, Nápoles e Florença.

Praga, na República Tcheca, também é uma cidade linda e badalada.

Outros locais turísticos são Barcelona e Madri, na Espanha; Lisboa, Porto e Évora, em Portugal; Berlim e Frankfurt, na Alemanha… as opções são infindáveis.

Dicas gerais para uma primeira viagem à Europa

Se você está fazendo o seu roteiro de viagem para Europa e é sua primeira vez, preste atenção nessa dica. Compre as passagens de ida e volta com base na primeira e na última cidade do seu roteiro. Assim você evita deslocamentos desnecessários.

Quando chegar ao seu primeiro destino, compre um chip para o seu celular. Normalmente isso pode ser feito nos aeroportos. Mas você provavelmente encontrará preços melhores em uma loja na cidade.

Há várias opções de chip, que podem atender a diferentes países. Os chips vêm com panos pré-pagos que incluem tempo de telefone, SMS e internet. Assim você pode usar serviços de orientação, mapas e indicações de rotas pelo transporte público.

Para ligar seus aparelhos eletrônicos, você precisará de um adaptador, pois os padrões de tomada na Europa são diferentes. Nenhum adaptador que você tenha comprado no Brasil servirá para as tomadas europeias.

Se você for visitar vários países, é recomendável comprar um adaptador do tipo universal, que permite várias configurações de entrada e saída. Novamente, esses adaptadores são vendidos nos aeroportos, mas vale a pena esperar para comprá-los na cidade, por um preço menor.

Transporte na Europa  

Quando você montar o seu roteiro de viagem para Europa, faça um levantamento dos percursos que fará entre as cidades e dos meios de transporte que usará.

As companhias aéreas frequentemente oferecem promoções com passagens muito baratas, até mesmo para viagens internacionais. Tente comprar as passagens com o máximo de antecedência possível.

Uma boa pedida para viajar pelo continente consiste em usar a malha ferroviária. Os trens na Europa são confortáveis, eficientes e pontuais. Muitos ainda oferecem facilidades extra, como bar ou vagão restaurante.

Assim como no caso do transporte aéreo, o ideal é adquirir todas as passagens de trem com antecedência, para garantir lugar e obter preços mais em conta.

Há também algumas linhas de ônibus internacionais que podem valer a pena, como a Eurolines. Também é possível ver a paisagem e, em alguns casos, as passagens saem por um preço muito baixo.

Quando chegar a uma cidade, verifique as modalidades de transporte urbano oferecidas. Elas podem incluir ônibus, metrô, trem de superfície, etc.

Em algumas cidades, como Londres, os ônibus não aceitam dinheiro. É preciso ter o cartão de transporte, que você pode adquirir e carregar em máquinas nas estações. Ele também funciona para o metrô.

Em algumas cidades europeias, pode ser preciso guardar o ticket do metrô com você após passar pela catraca de entrada. Você pode precisar dele novamente para poder passar pela catraca de saída, na estação de chegada.

Mochilão

Muita gente que pensa em viagem pela Europa, quer fazer algo mais aventureiro. Aí então vem a ideia de fazer um mochilão na Europa.

Essa pode ser uma ótima opção para quem quer conhecer várias cidades em uma única viagem. Mas ela não precisa necessariamente ter um caráter aventureiro. Normalmente, as viagens de mochilão acabam ficando mais em contra. O Eurail pode ser uma ótima opção nesses casos.

Idiomas

Saber compreender e falar um inglês básico pode ser extremamente útil durante a sua viagem. Vale a pena dar uma reforçada nesse idioma nas semanas que antecedem a viagem.

O inglês é o idioma padrão dos agentes das aduanas, com os quais é importante conseguir se comunicar bem. Assim você evita problemas para entrar nos países.

Além disso, em países como a Holanda, praticamente todo mundo fala inglês, o que facilita a vida nos restaurantes, lojas e na hora de pedir informações na rua.

Contudo, dependendo dos lugares para onde você for, o inglês não ajudará muito. Nesses casos, uma boa pedida pode ser estudar aqueles livrinhos de frases fundamentais, com versões para vários idiomas.

Dedique um tempo para planejar sua jornada com antecedência, e bon voyage!

Seguro viagem

Muita gente acaba deixando o seguro viagem de lado ao pensar no roteiro de viagem para Europa. Mas quando o assunto é Europa, ele é fundamental. Fazer um seguro viagem Europa pode ser de grande valia, e em alguns locais, ele é obrigatório por conta do Tratado de Schengen.