Roupas para cruzeiro marítimo: o que levar na mala?

roupas para cruzeiro marítimo

Roupas para cruzeiro marítimo: o que levar na mala?

Fazer um cruzeiro é uma experiência de viagem bem diferente. A programação é diferente, o estilo da viagem é diferente, a logística e até as roupas para cruzeiro marítimo são diferentes.

Mas não precisa se preocupar. É só você ficar atento com a programação do seu navio para saber qual é o melhor look para um cruzeiro marítimo.

De qualquer maneira, preparamos algumas dicas para você não ficar perdido na hora de fazer a sua mala e saber o que você deve levar.

roupas para cruzeiro marítimo

Quais roupas levar para um cruzeiro marítimo?

Quantas malas você pode levar?

Essa é uma informação importante antes de decidir suas roupas para cruzeiro marítimo.

A quantidade de malas depende da companhia de cruzeiro que você está utilizando. A maioria delas coloca como limite o espaço disponível de bagagem na sua cabine.

O recomendado pela Associação Brasileira de Empresas Marítimas (Abremar) são malas de 20 quilos. Elas devem ter um tamanho de 40 centímetros de altura, 60 centímetros de largura e 30 centímetros de profundidade.

Quais são as roupas para cruzeiro marítimo?

Primeiro vai depender do cruzeiro que você estiver fazendo:  Se ele é de verão ou inverno.

Cruzeiro de verão

A maioria dos cruzeiros acontecem no verão para você curtir as praias. Para esses tipos de cruzeiro, você vai levar as mesmas roupas que levaria para uma viagem para praia. Isso porque que seu navio, seja ele um cruzeiro nacional ou internacional, irá fazer paradas em diferentes lugares.

Veja abaixo a lista de itens e roupas para cruzeiro de verão.

checklist do que levar na viagem com os itens mais comuns

Clique na imagem para salvar o checklist do que levar na viagem em alta definição

 

Cruzeiro de inverno

Se o seu cruzeiro for para lugares frios, você deve levar roupas ideais para uma viagem de inverno.

Não se esqueça que pode ventar bastante no deck e em outras áreas abertas do navio. Portanto um gorro, luva e cachecol são itens essenciais para ir na sua mala.

Outros itens fundamentais, se o seu destino tem temperaturas próximas a 0º, você deve pensar em levar roupa térmica para aguentar as baixas temperaturas.

Noite no cruzeiro

Quanto às roupas para utilizar à noite no navio, é bom se informar através do site da empresa ou com o agente de viagem quais são as atividades e costumes à bordo.

A maioria deles têm baladas para dançar e bares, além dos jantares mais formais.

Noite de gala

A maioria dos cruzeiros faz pelo menos uma noite de de gala. Neste caso, os homens devem vestir terno e gravata e as mulheres devem usar um vestido longo.

Alguns cruzeiros requerem até black tie, por isso, não se esqueça de olhar a programação do seu. Há também uma noite com o capitão, que costuma ser mais formal. Aproveite para caprichar no seu look cruzeiro marítimo.

O que levar na bagagem de mão?

Todos os seus objetos pessoais e de valor devem ir na bagagem de mão. Além disso, secador de cabelo, barbeador também devem ir com você por questão de segurança.

Se você estiver viajando com bebês ou crianças pequenas, não é necessário despachar o carrinho.

Assim fica mais fácil pra você circular pelo navio nas primeiras horas até que a sua cabine seja liberada. Também não esqueça de incluir na sua bagagem de mão os pertences necessários para os cuidados do bebê.

Outra coisa que deve estar facilmente disponível numa bolsa com você é o seu voucher da viagem e documentos pessoais.

Se o cruzeiro for fora do Brasil, você pode precisar de um passaporte com validade de no mínimo seis meses. Verifique também se vistos de entrada são necessários para o seu roteiro.

Agora é só separar suas roupas para cruzeiro marítimo e se divertir.

Veja como conseguir um  seguro viagem mais barato. Os navios costumam ter médicos a bordo, mas se algo acontecer, você vai precisar utilizar seu seguro nas paradas do navio.

Leia também sobre as melhores roupas para viajar de avião.