Seguro Viagem para idoso: como saber qual é melhor?

Seguro viagem para idoso é uma modalidade de seguro feita sob medida para atender às demandas das pessoas acima dos 65 anos. Afinal, viajar na melhor idade é uma atividade comum, que faz parte da vida de muita gente por aí.

idoso em praia para ilustrar texto sobre seguro viagem para idoso

Seguro Viagem para idoso requer algumas coberturas a mais para evitar riscos em viagem.

 

Mas nem sempre é fácil encontrar um seguro viagem para idosos acima de 70, 80 ou 90 anos. O que acontece é que muitas seguradoras consideram essas faixas etárias como uma “aceitação de risco”. Dessa forma, limitam a idade do segurado ou oferecem coberturas extras. E isso se reflete no valor dos planos.  

Mas seguro viagem para idoso é sempre caro? É possível encontrar opções baratas de seguro para quem tem mais de 65 anos? E ainda: como saber qual plano é melhor para a terceira idade?

Vamos saber mais agora!

Cotar Seguro Viagem

Seguro Viagem para idoso: o que é?

O seguro viagem para idoso é aquele que oferece cobertura para pessoas acima dos 65 anos. Geralmente, ele inclui coberturas extras, especialmente voltadas às necessidades dessa faixa de idade.

Na modalidade de seguro viagem para idosos existe uma preocupação em oferecer uma gama de cuidados, além da prestação de serviços padrão de mercado.

Tudo isso acontece por uma razão simples.Estudos indicam que, de modo geral, o grupo entre 65 e 90 anos está mais propenso a necessitar de atendimento médico durante uma viagem. Dessa forma, é preciso estar prevenido diante de qualquer eventualidade. 

Qual a diferença do Seguro Viagem para idosos? 

As seguradoras costumam operar sem distinções de planos por idade até os 65 ou 70 anos. A partir daí começam a existir algumas mudanças. 

A principal diferença entre seguro viagem regular e seguro viagem para idoso está na extensão das coberturas oferecidas.Quem quiser contratar um seguro viagem para uma pessoa acima dessa faixa precisa adquirir um seguro específico, voltado para o atendimento deste público. 

E formatar um plano sob medida para quem já passou dos 65 anos pode ter reflexos no preço. Isso quer dizer que um seguro viagem para idoso pode ficar entre 50% e 60% mais caro na comparação com o seguro viagem para um adulto comum.

Por que o Seguro Viagem para idoso é mais caro?

Antes de disponibilizar no mercado qualquer produto ou serviço, as seguradoras fazem um estudo sobre os riscos envolvidos. Estatisticamente, é mais provável que uma pessoa acima de 65 anos anos necessite de atendimento médico e/ou cuidados de emergência no decorrer de uma viagem. 

É por isso que um seguro viagem para idoso sai mais caro. As empresas consideram este público como uma aceitação de risco. 

Nem todas as seguradoras oferecem esta modalidade de seguro. Outras trabalham com coberturas reduzidas ou indicam a contratação de coberturas extras. Por isso, antes de contratar um seguro viagem, fique atento à faixa etária atendida. 

Mas, viajar na terceira idade é seguro? 

Sair da rotina e conhecer lugares novos é tudo de bom. E qualquer destino deve ser planejado em função das necessidades do viajante. Então, seja qual for a idade, é indispensável contratar um seguro viagem para contar com cuidados em qualquer eventualidade relacionada à saúde. 

O seguro viagem também é importante para oferecer assistência em caso de extravio de bagagem e atrasos e/ou cancelamento de voos, por exemplo. 

Para viajar seguro, principalmente quem tem mais de 65 anos não pode abrir mão de observar todas as coberturas específicas para atender suas necessidades. 

É importante ressaltar também que o seguro viagem é obrigatório em diversos lugares do mundo. Nessa relação estão inclusos os países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen, entre outros.

Você viaja muito? Já conhece o seguro viagem anual?

Quais são as coberturas do Seguro Viagem para idoso?

Já sabemos que, de maneira geral, as operadoras oferecem planos especiais na modalidade de seguro viagem para idosos. 

Então, como observar quais são as coberturas que devem ser consideradas? O atendimento profissional ágil, com medicação adequada devem ser pré-requisitos mínimos. Mas existem outros cuidados que podem ser necessários durante a viagem. 

Vamos saber agora quais são: 

Seguro viagem para idosos: melhores coberturas 

  • Valores mais abrangentes para a assistência médica, hospitalar e odontológica: quem tem mais de 65 anos precisa ter à disposição um valor mais alto de cobertura para atendimentos médicos prestados em caso de algum acidente ou doença. Assim, estará seguro em qualquer situação;
  • Despesas farmacêuticas: permite o recebimento do reembolso das despesas com os remédios prescritos;
  • Prolongamento de estadia: essa cobertura permite a assistência em casos de saúde específicos que impeçam o segurado de regressar na data marcada;
  • Doenças pré-existentes: alguns idosos podem demandar de cuidados especiais mesmo em casos de doenças pré-existentes;
  • Internação com direito a acompanhante: essa cobertura permite que idoso seja acompanhado durante um eventual período internação;
  • Regresso sanitário: permite que o idoso seja acompanhado por um profissional de saúde e/ou que receba os cuidados de aparelhos médicos durante o voo de volta. 

Qual o melhor Seguro Viagem para idoso? 

Por não ser um produto padrão, o seguro viagem ideal para idoso é aquele que atende melhor às necessidades das pessoas que estão nessa faixa de idade. Não existe, portanto, uma seguradora mais indicada. 

O importante é sempre conferir os planos e escolher um esteja mais alinhado às reais expectativas do viajante. 

Para conhecer as vantagens no seguro viagem para idoso é fundamental pesquisar. Dessa forma, avalie alguns pré-requisitos: 

  • Coberturas oferecidas; 
  • Limites de valores para cada cobertura;
  • Reputação das seguradoras – recorra aos sites de proteção aos direitos do consumidor; 
  • Valor total do seguro.

Seguro Viagem para idosos acima de 80 anos 

É comum vermos entre as seguradoras a aceitação de idosos até os 84 anos no seguro viagem. Entretanto, algumas empresas oferecem opções de seguro para idosos que estão acima desta faixa de idade. 

Seguro Viagem para idosos acima de 90 anos: existe?

É possível encontrar opções de seguro viagem para idosos acima dos 90 anos, embora este seja um seguro mais raro. 

Seguro Viagem para idosos: quanto custa?

Como já vimos, o seguro viagem para idoso pode sair um pouco mais caro que o seguro para um adulto. Mas existem formas de encontrar seguro viagem barato para idoso.

Uma das maneiras é acionar uma corretora que poderá fazer a cotação entre as mais diversas seguradoras do mercado. E para isso não é preciso nem sair de casa. 

As corretoras que trabalham com cotação online buscam rapidamente as informações e fornecem em poucos minutos tudo o que o viajante precisa saber antes de embarcar. 

A cotação online é o método mais rápido e assertivo de conhecer as melhores opções de seguro para idoso para viagens nacionais e internacionais

Como contratar um Seguro Viagem para idosos? 

A contratação de um seguro viagem mais adequado para os idosos depende de pesquisa sobre as coberturas e uma comparação eficiente de preço. 

Ao pedir uma cotação online, você recebe todas as informações que precisa sem burocracia. 

Em qualquer idade, a melhor forma de ter a certeza de que sua viagem será tranquila é adquirindo um bom seguro viagem. 

Veja também como escolher os melhores seguros viagens para a Europa, América do Sul, Estados Unidos e Caribe



Última atualização em 10/09/2019