Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

O que fazer em Tóquio?

foto do Templo Sensō-ji em Tóquio

O que fazer em Tóquio?

Está procurando o que fazer em Tóquio? Vamos mostrar para você os principais pontos turísticos e como curtir cada um deles.

A capital do Japão, Tóquio, está com tudo. Irá sediar os próximos jogos olímpicos de 2020 e será a grande oportunidade para o resto do mundo mergulhar em uma cultura tão diferente como a japonesa.

Qualquer pessoa pode se impressionar com Tóquio. Principalmente aquelas que gostam de modernidade e de conhecer culturas diferentes.

foto do Templo Sensō-ji em Tóquio

Templo Sensō-ji em Tóquio

O que fazer em Tóquio?

Para ajudar você a escolher o que fazer em Tóquio, vamos listar os principais pontos turísticos para você conhecer enquanto estiver na cidade.

Templo Sensō-ji

O templo Sensō-ji é o mais antigo e popular da cidade. Localizado no bairro de Asakusa, ele foi construído em homenagem a Kannon, deusa da misericórdia. Devido a segunda guerra mundial, a maioria das construções foram reconstruídas, mas são semelhantes às originais.

Nas dependências do templo é possível encontrar uma feira que vende desde alimentos a lembrancinhas. Ao final da feira, você acessa os templos, jardins e estátuas.

Uma das tradições no templo é tirar o Omikuji (papel da fortuna) com mensagem de sorte e azar, que são vendidos por aproximadamente cem ienes. A tradição diz que, se você tirar uma mensagem positiva deve levar o papel para casa, já se ela for negativa, o papel deve ficar amarrado em um arame perto do templo.

Tokyo Tower

A Tokyo Tower é a segunda maior torre e é um dos símbolos da cidade. Com 133 metros de altura e observatórios nos 150 e 250 metros da torre. A sua estrutura lembra a Torre Eiffel e vale a visita mesmo que seja uma passada em frente.

Tokyo Metropolitan Government Building

Tokyo Metropolitan Government Building são as torres gêmeas que abrigam a administração da cidade. Nesse prédio tem dois mirantes de observações (uma em cada torre) que ficam localizados no 45º andar (202 metros). A melhor parte é que a visita é gratuita.

Tokyo SkyTree

A Tokyo SkyTree é a maior torre do mundo com mais de 600 metros de altura e estrutura que resiste a abalos sísmicos. Além das lojas, cafeterias, restaurante, lanchonetes, você pode aproveitar um espaço com piso de vidro para ver a cidade debaixo dos seus pés. Você pode escolher entre dois mirantes que ficam em 350 e 450 metros de altura da torre.

Tokyo Sky Tree é a mais famosa torre da cidade

Tokyo SkyTree é a mais famosa torre da cidade

Museu Nacional de Tóquio

Você gosta de museu? Então vai gostar de visitar o Museu Nacional de Tóquio, conta história e cultura do país. No principal da cidade, você encontra mais de cem mil peças divididos entre seis prédios. Por ter um acervo bem grande, liste quais as exposições deseja ver e reserve um bom período da sua viagem. Por ficar dentro do Parque Ueno, vale a pena aproveitar a visita para conhecer outras atrações do parque.

Santuário Meiji Jingu

Esse santuário foi construído em homenagem ao imperador Meiji e a sua esposa, sendo reconstruídos em 1958 após a segunda guerra mundial. Além dos templos, você encontra centros culturais, de lazer, grande área arborizada, festivais e até casamentos.

Parque Yoyogi

Bem perto do Santuário Meiji está o Parque Yoyogi. Ele está localizado entre os bairros mais movimentados da cidade e você pode parar lá para descansar, com grande área verde, lagos e muitos mais.

Jardim do Palácio Imperial (Kōkyo)

Você pode visitar o Jardim do Palácio Imperial, no bairro de Hybia, onde a família imperial japonesa mora. O palácio em si não pode ser visitado. Mas, você há a opção de visitar o jardim (Imperial Palace East Gardens) que tem uma bela vista para cidade e bonitas cerejeiras.

Parque Ueno

O Parque Ueno é uma grande área que abriga diversas atrações para visitações. Entre elas: lago, zoológico, museus, templos e muitas outras. Se você estiver a fim de apenas curtir o parque, pode desfrutar de uma ampla área arborizada e cerejeiras durante a primavera. Por ser um parque muito grande, a dica é escolher as áreas que deseja conhecer antes de visitar o parque.

Shinjuku_Tóquio

Shinjuku é uma das regiões mais agitadas de Tóquio

Shinjuku Gyoen

O Shinjuku é um dos bairros mais importantes da cidade devido pelo seu agito, lojas e o “Central Park” japonês, chamado “Shinjuku Gyoen”. Com lagos, jardins e muita área verde, ele é ideal para fazer piquenique, caminhada, atividades física ou apenas descansar. Durante a primeira esse parque fica todo rosa com as cerejeiras.

Takeshita

E já que você vai estar batendo perna, dê uma passada pela rua Takeshita. É uma rua interessante de 400 metros cheia de gente jovem, com cafés e restaurantes modernos. Ali é um lugar ideal para conhecer a cultura pop, comer crepes, tirar foto no letreiro com o nome da região e conhecer lojas tradicionais.

Ginza

Ginza é uma das regiões mais luxuosas de Tóquio com diversas lojas de grife, como Chanel, Tiffany & Co, Apple, Gucci, Louis Vuitton e outras. Mas ali você encontra também lojas populares para fazer compras e curtir a vida noturna.

Roppongi

A região de Roppongi é conhecido por ser um bairro noturno muito animado com muitas baladas, bares e restaurantes. Ela é visita obrigatória para quem gosta de uma boa festa e regiões badaladas. No Roppongi encontra-se o Roppongi Hills e Tokyo Midtown que são dois complexos de lazer e shoppings com lojas, museus, observatórios, cinemas, hotéis e muito mais.

cruzamento de Shibuya

Shibuya tem o maior cruzamento do mundo

Shibuya

Uma região que você não pode deixar de conhecer é a de Shibuya. Ela tem o maior e mais movimentado cruzamento de ruas do mundo, o Shibuya Crossing. Você pode fazer compras, experimentar a culinária e aproveitar a experiência local. Ali também está a famosa estátua do cachorro Hachiko do filme “Sempre ao seu lado”. 

+ Veja como funciona compras em viagens internacionais

Odaiba

Odaiba é uma ilha artificial construída em um lugar que antes só tinha resíduos de incineração. Ela tem muitas atrações: uma réplica da estátua da liberdade, sede da rede de televisão Fuji Television, shoppings, estátua do Gundam na frente, complexo de entretenimentos, roda gigante, museu de cera, parque de diversões do Lego e muito mais.

Akihabara

Se você estiver em busca de eletrônicos, o melhor lugar para encontrar é no bairro de Akihabara, que tem lojas enormes com os últimos lançamentos. Além disso, nessa região você encontra a venda muitas coisas relacionadas animes e mangás. Mesmo se não for comprar nada, vale a visita para conhecer as enormes lojas de departamento com diversos andares, a última tecnologia do mercado e até artigos para colecionadores.

Harajuku

Harajuku é uma região voltada para o público adolescente, com lojas de roupas e acessórios. É fácil andar pelas ruas e encontrar cosplay e pessoas vestidas de uma forma diferente. Como na mesma região está o templo Meiji-Jingu e Omotesando Hills, você pode conhecer esses três lugares em uma só visita.

Tsukiji Market

O maior mercado de peixes do mundo fica no Japão, o Tsukiji Market. Lá são vendidas mais de 2000 toneladas de peixes e animais marinhos todos os dias. Lá você encontra muita comida a base de frutos do mar e peixes. Uma das principais características desse mercado é o leilão de atuns que acontece de madrugada. Se você quiser assistir, é preciso chegar bem cedo na fila.

Imagem do Monte Fuji

Do Monte Takao é possível ter uma bela vista para o Monte Fuji

Monte Takao

O Monte Takao é uma montanha sagrada que está a cerca de 600 metros do nível do mar. Você pode chegar lá por meio de trilhas de duas a três  horas de caminhada, bondinho ou com teleférico a partir do meio da montanha. Se optar pela trilha a pé, encontrará uma bela área verde com diversas espécies, esculturas e o templo.

Chegando ao topo, você consegue ter uma bela vista do Monte Fuji e das outras pequenas montanhas ao redor.

Tokyo Disney Resort

Visitando o Tokyo Disney Resort você conhece a Disney de Tóquio que abriga dois parques. O Tokyo Disneyland é o primeiro deles tem o clássico castelo da Disney e bem parecido com o Magic Kingdom de Orlando. O segundo é o Tokyo DisneySea, o único parque com o tema marítimo da Disney. Os dois parques contam com diversas atrações, como desfile dos personagens da Disney, montanha russas, lojas, passeio de barco, canoas e muito mais. E lógico, você encontra diversão todas as idade.

 

O que comer em Tóquio?

O que você pode comer em Tóquio - imagem com comidas típicas da cidade como Tamagoyaki, ningyo-yaki, dorayaki e Mitarashi dango

Veja o que você pode comer em Tóquio

Você vai perceber que também existem muitas comidas de rua em Tóquio. Se quiser experimentar, procure por:

  • Tamagoyaki é um típico omelete japonês servido no palito ou em cubos.
  • Os bolinhos ningyo-yaki são doces e recheados, vendidos em diversos formatos divertidos, como peixe e Hello Kitty;
  • O bolinho dorayaki é composto por duas panqueca de feijão com recheio no meio;
  • O bife manchikatsu é uma espécie de bolinho de carne frito muito crocante servido no palito;
  • Mitarashi dango é um espetinho de bolinhas de farinha de arroz com molho agridoce;
  • Anpan é pãozinho doce clássico japonês na maioria das vezes com recheio de pasta de feijão vermelho;
  • Sorvete feito do tradicional chá matcha (chá verde);
  • Os crepes Harajuku além de serem deliciosos são visualmente bonitos. Os recheios são variados, indo de sorvete até pedaços de brownie;
  • Tempura é a famosa fritura de vegetais e frutos do mar com camada de massa;
  • Takoyaki são bolinhos salgados de farinha de trigo com recheio;
  • Daigaku Imo é a batata doce frita com cobertura de mel ou caramelo;
  • Ikayaki é um espeto de lula assada da grelha;

Uma coisa interessante que você vai reparar em Tóquio. Os restaurantes costumam colocar os pratos de comida ou suas réplicas numa vitrine com os preços ao lado. Deixa tudo mais fácil, né?

O que você não pode deixar de conhecer em Tóquio são os típicos izakayas. Eles são como pubs japoneses, mas com mesas baixas para que você possa beber. Anote os melhores da cidade para você conhecer: Teyandei, Buri, Chez Aburiya, Ikkon, Tsuki no Shizoku, Yui-An, Seigetsu, Gonpachi e Galali. Nesses lugares você pode comer os originais sushis e sashimis e também experimentar novos sabores japoneses.

Outro lugar legal para você conhecer é o food hall dos Depatos (lojas de departamento) que ficam no subsolo de Ginza. É uma experiência única! Você vai passando em frente a diversos quiosques onde são oferecidas amostras de comida para você provar.

Imagem da Tokyo Tower

Tokyo Tower

Aeroporto em Tóquio

A viagem vai ser longa para chegar até Tóquio. Afinal, está a mais de 17 mil quilômetros do Brasil e com voos que podem durar mais de 30 horas. Com tanto tempo dentro do avião, é importante que você vista uma roupa confortável para viajar.

Como não há voos diretos do Brasil para o Japão, você vai precisar fazer uma conexão em algum país.

Tóquio tem dois aeroportos internacionais: aeroporto de Narita (Narita International Airport) e aeroporto de Haneda (Tokyo International Airport). Nesse momento que você tem que prestar atenção na hora de comprar a passagem.

O aeroporto de Haneda também é conhecido como “aeroporto de Tóquio”, por ficar cerca de 20 km o centro da cidade. O Haneda tem foco em receber voos domésticos e algumas companhias aéreas japonesas.

Já o aeroporto de Narita fica mais distante, cerca de 70km do centro de Tóquio, operando a maioria dos voos internacionais.

Independente do aeroporto que você chegar, há opções de trem, ônibus, transfer e táxi para a sua hospedagem.

As principais companhias aéreas que operam voos saindo de Guarulhos para Tóquio são: American Airlines (via Dallas), Lufthansa (via Frankfurt), Air France (passando por Paris), KLM (via Amsterdam), Qatar (via Doha) e Emirates (via Dubai).

 

Dicas para a sua viagem para Tóquio

  • A moeda utilizada no Japão é o iene (JYP). Outras moedas não são aceitas no país. Portanto, o ideal é que você leve dólares ou euros e troque por lá. O Japão não é dos lugares mais baratos para se visitar, mas é bom saber que muitas atrações são gratuitas.
  • As estações do ano em Tóquio são bem definidas. Portanto, você pode se basear no mesmo clima dos países do hemisfério norte e escolher a sua estação preferida – primavera, verão, outono e inverno.
  • A melhor maneira de rodar por Tóquio é o metrô. Pode ser lotado, mas muito organizado. Baixe um aplicativo “Tokyo Metro and Maps” que facilita a localização. O valor da passagem depende do trajeto percorrido. Mas você pode comprar um cartão pré-pago chamado Pasmo que é vendido em máquinas da própria estação.
  • Ao programar sua viagem, consulte os documentos necessários para emissão do visto. Não se esqueça de incluir o seguro viagem internacional no seu planejamento. Assim você não precisa se preocupar se tiver a sua bagagem extraviada ou precisar ser atendido por um médico. Não esquente a sua cabeça à toa e faça uma cotação de seguro viagem internacional.