Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Entenda quando o seguro viagem é obrigatório

imagem de globo para texto sobre seguro viagem é obrigatório

Entenda quando o seguro viagem é obrigatório

Muita gente tem dúvida: será que seguro viagem é obrigatório para entrar em outro país? A resposta é que depende. Alguns países exigem o seguro viagem e outros não. Vamos falar sobre isso com mais detalhes citando alguns países.

imagem de globo para texto sobre seguro viagem é obrigatório

Para os principais países e continentes – o seguro viagem é obrigatório?

Europa

A maioria dos países da Europa exige o seguro viagem para a entrada de estrangeiros. Isso acontece por conta do Tratado de Schengen dentro do continente. Ele foi criado para facilitar a livre circulação entre os países que fazem parte do Espaço Schengen.

Essa livre circulação permite que diversos países, incluindo Brasil, não precisem de visto para visitar os países membros do Tratado, podendo ficar um período de até três meses viajando por esses países.

De qualquer maneira, mesmo não precisando de visto, você vai precisar de maneira obrigatória de um seguro viagem com cobertura de valor mínimo de 30 mil euros para assistência médica.

Mesmo para o Reino Unido, que não faz parte do Tratado de Schengen, para a entrada na Irlanda o seguro viagem é obrigatório. Mas não precisa ter o valor mínimo de 30 mil euros.

América Latina

Na América Latina, que inclui os países da América do Sul, o seguro viagem não é obrigatório, com exceção de dois países: Cuba e Venezuela.

O seguro viagem para entrar em Cuba deve ter uma cobertura no valor mínimo de 10 mil dólares e deve incluir assistência médica. Para entrar na Venezuela, o seguro viagem deve ter valor mínimo de quarenta mil dólares.

Austrália

Na Austrália, o seguro viagem para entrada de estudantes estrangeiros é obrigatório. É preciso contratar um OSHC (Overseas Student Health Cover) para ter acesso ao sistema de saúde pública do país. Esse seguro oferece um tipo de cobertura básica para despesas com médicos, hospitais, emergência e gastos com ambulância.

Estados Unidos

Para viajar aos Estados Unidos, você não precisa ter obrigatoriamente um seguro viagem. Mas é altamente recomendável, já que os custos com uma simples emergência médica podem ser altíssimos.

Não é difícil gastar 20 ou 30 mil dólares numa emergência. Para não ter dor de cabeça ou prejuízo no bolso, é melhor você providenciar um seguro quando estiver visitando o país.

Seguro viagem nacional

Muitos ignoram o seguro viagem nacional por acreditar que o plano de saúde providencia assistência para qualquer lugar do país. Porém, os planos de saúde têm cobertura somente para a sua cidade ou, no máximo, estado. É por isso que o seguro viagem nacional pode se tornar bastante necessário e útil.

Como saber se o seguro viagem é obrigatório?

Na hora de planejar sua viagem para outro país, é essencial que você faça uma ampla pesquisa que inclua checar a necessidade do seguro viagem para aquele país. Não é difícil encontrar informações no google, consulados dos países, despachantes e empresas e consultorias especializadas em vistos.

Vantagens do seguro viagem

O seguro viagem, mesmo não sendo obrigatório para muitos países, tem suas vantagens. A principal delas é obter assistência num momento de imprevisto e não precisar pagar altos preços por atendimento médico em outros países.

Cotação online de Seguro Viagem