Seguro Viagem para cancelamento de voo, você deve contratar?

imagem de avião na pista para texto sobre seguro viagem para cancelamento de voo

Seguro Viagem para cancelamento de voo, você deve contratar?

Se você vai viajar de avião, é importante saber quais são os seus direitos em caso de cancelamento de voo. Situação muito comum nos aeroportos nacionais e internacionais, ter um voo cancelado ou, simplesmente, receber a notícia sobre o atraso em uma decolagem pode lhe causar muitos transtornos. Mas você sabia existe seguro viagem para cancelamento de voo? 

Ao contratar um seguro viagem com cobertura para este tipo de situação, você poderá ter um amparo extra em situações de cancelamento e/ou atrasos de voos.

Quer conhecer as vantagens e entender se vale mesmo a pena? A gente te conta!

Cotação online de Seguro Viagem

Seguro Viagem para cancelamento de voo: o que é?

Quem quer viajar tranquilo, já sabe que adquirir um seguro viagem oferece proteção para diversos imprevistos que podem ocorrer enquanto você está longe de casa. 

Afinal, o seguro existe para garantir indenização, reembolso ou prestação de serviços, caso seja necessário usar algumas das coberturas contratadas.  

Mas antes de fechar o seguro mais adequado para a sua viagem, você precisa conhecer o que está contratando. Isso porque existem coberturas básicas e aquelas que podem ser adicionadas para lhe oferecer maior proteção. 

O seguro viagem para cancelamento de voo é um ótimo exemplo. Essa cobertura é uma opção interessante a ser adicionada ao seu seguro viagem. Ao contratá-la, o segurado terá direito a reembolso de despesas com alimentação e hospedagem em situações de cancelamentos ou atrasos que venham a acontecer em sua companhia aérea.

Por que ter contratar uma cobertura para cancelamento de voo?

Você já passou por uma situação em que teve que lidar com imprevistos causados pelo atraso do seu embarque? Ou pior: ao saber que o seu voo seria cancelado?

Esse tipo de notícia pode funcionar como uma “bola de neve” e desencadear uma série de impactos no seu plano de viagem. Entre eles está perder a reserva no hotel ou uma conexão, precisar cancelar passeios turísticos, entre outros compromissos que você havia programado. O pior é que além da chateação, isso pode acarretar em custos extras.

Saiba como funciona o seguro em caso de cancelamento de viagem

A situação é bem ruim, não é mesmo? Mas, infelizmente, é mais comum do que se imagina. 

Os atrasos e cancelamentos de voos são passíveis de ocorrer no transporte aéreo em qualquer lugar do mundo. 

São diversas razões que contribuem para isso: 

  • Condições climáticas;
  • Excesso de tráfego aéreo; 
  • Preterição de embarque – que acontece quando a empresa aérea nega o embarque a passageiros que compareceram para viajar, mesmo quando todos os requisitos tenham sido cumpridos por eles. 

Algumas razões para a preterição de embarque são: 

  • Necessidade de troca da aeronave por outra com menor número de assentos;
  • Questões relacionadas à segurança operacional,;
  • Overbooking: venda de passagens acima da capacidade da aeronave.

Para você ter uma ideia da frequência com que esse tipo de situação acontece, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) divulga, periodicamente, uma lista com as estatísticas sobre atrasos e cancelamentos de voos em todas as companhias aéreas. 

Ao contratar um Seguro Viagem, terei cobertura para cancelamento de voo?

Para não ficar desamparado em situações imprevistas na sua companhia aérea, você precisará contratar a cobertura do seguro viagem para cancelamento de voo. 

Por se tratar de uma cobertura extra, ela precisa ser contratada a parte. Dessa forma, informe ao seu corretor que você tem interesse em adicioná-la!

Um ponto importante antes de fechar um seguro viagem é conhecer bem todos os serviços que fazem parte e os riscos excluídos, ou seja, aqueles que não estarão cobertos.

O seguro viagem reembolsa as despesas que estão previstas na apólice. Neste documento você ficará ciente sobre todas as coberturas oferecidas. Após a assinatura, ele poderá ser consultado sempre que for necessário. 

+ Entenda como usar da melhor forma o seu seguro viagem

As seguradoras oferecem diversas opções de produtos. Mas, de modo geral, eles abrangem coberturas de assistência médica, odontológica, medicamentos, repatriação, internação hospitalar, extravio e atraso de bagagem, entre muitas outras. 

Para não ficar em dúvidas sobre quais coberturas valem mais a pena para a sua viagem, peça uma cotação online

A Bidu Corretora pode lhe dar todas as informações para te ajudar a encontrar o seguro viagem sob medida para você!

Como acionar a indenização em caso de cancelamento ou atraso de voo  

Ninguém quer passar por essa situação estressante. Porém, caso você precise de assistência, basta acionar a central do seu seguro viagem. 

Basicamente, você precisará encaminhar alguns documentos e comprovantes do ocorrido. 

De modo geral, as seguradoras solicitam que os documentos originais ou com cópia autenticada referente ao sinistro (ocorrência) sejam enviados por correio. Por isso, guarde uma cópia de todos os comprovantes.

Os documentos solicitados são: 

  • RG, CPF e comprovante de residência do segurado;
  • Cópia da passagem aérea e do cartão de embarque;
  • Comprovantes das despesas com alimentação e hospedagem;
  • Declaração de atraso emitido pela companhia aérea;
  • Autorização para crédito em conta corrente (para o recebimento do reembolso).

Para saber mais sobre os documentos específicos necessários para as coberturas que você contratou, verifique as condições gerais do seu seguro ou entre em contato com a sua corretora! 

Última atualização em 03/02/2020