Já ouviu falar em Serviço de Shuttle?

O termo pode parecer meio estranho para quem não tem muito costume de viajar. Mas calma. Entender o que é um Serviço de Shuttle não tem segredo nenhum.

Imagem de pessoa saindo do aeroporto para texto sobre serviço de shuttle

O serviço de shuttle pode ser muito útil e cômodo dependendo do tipo da sua viagem.

Termo familiar para quem costuma viajar, o serviço de shuttle nada mais é do que o transporte feito de um ponto a outro para facilitar a vida daqueles que estão viajando.

Um shuttle pode ser contratado, por exemplo, para fazer o trajeto do passageiro entre o hotel e o aeroporto (e vice-versa). Ou então para levar o viajante para um determinado ponto turístico. Enfim, são diversas possibilidades de quem está trabalhando ou passeando utilizar o serviço de shuttle. 

Mas será que sempre vale a pena contar com um serviço como esse? Será que é fácil contratar?

Cotação Online de Seguro Viagem

Vale a pena contratar ou não o Serviço de Shuttle?

Ao planejar uma viagem, é sempre importante estar atento a inúmeros detalhes. Entre eles está a escolha do voo e do hotel, os passeios desejados, pontos turísticos, contratação do seguro viagem e muito mais.

Mas não basta apenas organizar toda a programação, optar pelo hotel e comprar a passagem. Há outras atividades que devem ser planejadas.

Por exemplo? O desembarcar no aeroporto. Já pensou em como será a ida para o hotel? Táxi? Alugar um carro? Utilizar o transporte público ou mesmo contar com o serviço de shuttle?

Pode acreditar: entre todas as opções há sim motivos e vantagens que levam à escolha da contratação do serviço de shuttle. Ou seja, vale a pena ter acesso a esse serviço em certas situações.

Vantagens do Serviço de Shuttle

Em primeiro lugar, trata-se de um serviço que oferece segurança e conforto.

Geralmente, os shuttles são feitos em vans modernas e confortáveis. Eles contam, ainda, com profissionais de apoio que aguardam os passageiros – ou o passageiro, já que pode ser um serviço contratado para grupos (casais, famílias etc.) ou apenas para um cliente.

Outro aspecto que deve ser levado em conta na hora de contratar o serviço de shuttle é a pontualidade que se deseja obter.

É comum ocorrerem certos atrasos – e mesmo imprevistos – quando um passageiro está em um aeroporto.

Para evitar a tensão e correria no momento de sair do local, muitas pessoas optam pela contratação do serviço de shuttle.

As empresas que fazem esse atendimento costumam solicitar informações sobre a chegada do voo. Assim, marcam um horário para encontrar com o passageiro, conquistando a pontualidade que se deseja.

Preço do Serviço de Shuttle

Mas você pode estar pensando a esta altura: isso deve sair muito caro! Será que vale a pena contratar um shuttle levando em conta a questão financeira?

De acordo com as pesquisas, um serviço de shuttle pode sair mais barato se comparado a um táxi, por exemplo, mediante algumas condições.

É preciso, como sempre, analisar bem o cenário. Mas é possível pagar menos de acordo com a época do ano, número de pessoas que contrata o serviço e até mesmo a cidade em que se está!

Mas há algumas alternativas para minimizar o impacto no bolso. Uma delas é saber se, por exemplo, o hotel em que o passageiro ficará tem parceria com as empresas especializadas em oferecer o serviço de shuttle.

Outra: é sempre válido avaliar todo o contexto, inclusive quando a ideia é alugar um veículo. Todo contrato de aluguel conta com tarifas e taxas que devem ser consideradas. No caso do shuttle, essas tarifas podem já estar inclusas no contrato. Vale a comparação do preço final!

Por fim, trata-se de um serviço que oferece muita comodidade e deve ser levado em conta quando o cansaço da viagem entra em cena. Quem não quer chegar a um hotel ou mesmo a um evento com calma, conforto e sem correria?

Como funciona o Serviço de Shuttle em aeroportos

É um serviço que tem a missão de levar o passageiro do desembarque até o seu hotel e vice-versa. Há, ainda, serviços de shuttle oferecidos pelo aeroporto de um terminal a outro, por exemplo.

Mas, como já foi dito, é possível também personalizar o transporte mediante as necessidades do cliente.

Pode ocorrer de o passageiro querer contratar esse serviço como único meio de locomoção. Aí então já fica estabelecido que esse veículo permanecerá disponível para levá-lo e buscá-lo de todo e qualquer ponto.

É, na verdade, uma espécie de motorista particular, com profissionais que costumam ter experiência no trânsito do destino – cá entre nós, isso conta muito!

Como escolher e contratar esse serviço

Hoje em dia ninguém pode abrir mão de segurança. Portanto, contratar um serviço de shuttle também requer certos cuidados.

É importante destacar, por exemplo, que a empresa escolhida seja credenciada pelo Ministério do Turismo.

De acordo com a lei, apenas as agências de viagens com frota própria e empresas de transporte cadastradas no Ministério do Turismo têm autorização para fazer o transporte de passageiros com finalidade turística.

Dito isso, um bom jeito de contratar o serviço é buscando pelas próprias empresas fazendo uma boa pesquisa na internet. Leia sempre os comentários de quem já usou o serviço.

Casa avaliação seja adequada, é possível fazer a cotação de preços e consequente reserva no próprio site da empresa.

Outra dica é contar com o apoio de um consultor ou agente de viagens.

Afinal, shuttle privativo ou regular?

Quando o transporte é compartilhado com outras pessoas, trata-se do shuttle regular. Por ter essa característica, ele pode ser mais demorado, já que terá de levar mais pessoas para destinos que podem ser diferentes.

Já o shuttle privativo é destinado para quem quer um serviço personalizado, com conforto e privacidade e, claro, mais agilidade.

Qual o melhor? Depende do que você deseja: custo mais acessível? Mais agilidade nas viagens efetuadas? Mais privacidade?

A escolha é de cada um. Mas vale aqui a dica de pensar em possibilidades que muitas vezes fazem render as viagens – profissionais ou turísticas.

 

 

 Última atualização em 06/10/2019