Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Quais são os tipos de seguro viagem que existem?

Contratar um seguro viagem pode parecer uma tarefa complicada. Existem tantos tipos de seguro viagem que podem deixar você perdido na hora de escolher o seu.

Imagem de estrada para ilustrar texto sobre tipos de seguro viagem

Escolha o seu seguro viagem de acordo com o tipo de viagem que for fazer.

Muita gente acaba até deixando o seguro de lado por ser complicado ou por achar não ser tão importante assim. Mas é importante lembrar que acidentes e imprevistos podem acontecer a qualquer momento – inclusive enquanto você está viajando. E uma consulta médica no exterior pode sair mais caro do que você imagina (uma cirurgia pode ser mais de US$30 mil!).

A maioria dos países não oferece assistência médica gratuita para estrangeiros. É aí que você tem que se prevenir.

Os tipos de seguro viagem variam de acordo com a sua viagem, idade e destino. Se você ainda não sabe qual escolher, preparamos algumas informações baseadas no tipo de viagem que você está fazendo. Basta escolher aquele que se encaixa melhor no seu perfil.

Tipos de seguro viagem: seguro multiviagem

O seguro multiviagem é ótimo para viajantes frequentes ou aqueles que viajam muito a trabalho e negócios.

Os planos de seguro para esses casos podem ter coberturas de 90 até 180 dias. É possível até comprar um seguro multiviagem para o ano todo.

As seguradoras também oferecem a opção de programar o seu seguro viagem para as datas específicas das suas viagens durante o ano. Assim, se você viaja sempre na mesma época do ano, não precisa ficar lembrando de fazer seguro toda vez que vai viajar. Ele já está agendado.

Na hora de escolher o tipo de seguro, quem viaja com frequência tem que considerar o tempo que vai ficar fora de casa. Também tem que pensar se há possibilidade de estender a viagem. Alguns seguros oferecem garantias para gastos prolongados de hotéis. Isso deixará você mais tranquilo também quanto a vagas de acomodação.

Há também um outro ponto importante a considerar quando você viaja a negócios. É mais importante ter uma proteção digital que garanta a recuperação dos seus dados caso você perca ou seja roubado. Esse benefício faz parte do plano básico. Mas, como nem todas as seguradoras oferecem, é bom prestar atenção antes de fechar o seu.

Tipos de seguro viagem: seguro viagem nacional

Pouca gente dá atenção para o seguro viagem nacional porque acha que o plano de saúde oferece cobertura em qualquer lugar do país.

Porém, a maioria dos planos de saúde nacionais não possui cobertura fora da sua cidade ou região. É aí que o seguro viagem nacional se torna importante.

A vantagem desses tipos de seguro viagem é que, além de atendimento emergencial, você terá outras assistências. São elas odontológica, jurídica, funeral e até fisioterapia dependendo do seguro que você contratou.

Há algumas coisas que você precisa levar em conta na hora de contratar esse seguro. Tempo de viagem, idade do contratante (quanto mais velho, mais caro fica o seguro), tempo de duração da viagem, motivo da viagem e se você está viajando na alta ou baixa temporada. Todos esses fatores interferem no preço e cobertura do seu seguro viagem.

Tipos de seguro viagem: seguro para intercâmbio

A vantagem de contratar um seguro para intercâmbio é a tranquilidade de saber que o intercambista terá assistência caso seja necessário.

É importante lembrar que o estudante geralmente fica numa situação mais vulnerável morando em outro país e que os pais não estarão lá para ajudá-lo. Portanto, um bom seguro saúde para intercâmbio é essencial.

Dentre os benefícios estão agendar uma consulta, ter assistência de emergência, exames, internação e odontologia. Além disso podem haver descontos em medicamentos e até cobertura em caso de próteses e cirurgias.

Outro ponto importante além da saúde é a logística da viagem. O seguro do intercambista pode cobrir cancelamento ou perda de voos e ainda extravio de bagagem e perda de documentos.

As seguradoras criaram um tipo de seguro especial para intercâmbio. Ele sai mais em conta do que os seguros de viagem regulares, mas garantem até melhor cobertura. Assim, pais e estudantes podem ficar tranquilos.

+ Como funciona o intercâmbio

Tipos de seguro viagem: seguro viagem para quem viaja de férias

O seguro viagem pode variar de acordo com o país que você vai viajar, tempo, tipo de assistência que você precisa e outros fatores. Por isso é importante na hora da contratação, não contratar somente pelo preço.

Leia todas as informações sobre o seguro que você está contratando e quais são os seus direitos na hora da cobertura. E não adianta economizar quanto ao tempo de viagem. Contrate o seguro para todos os dias de sua viagem.

As regras de seguro não são as mesmas para todos os países. Na Europa, por exemplo, os países que fazem parte da União Europeia exigem um seguro especial que siga as regras do Tratado de Schengen.

Informe-se com a seguradora que você está contratando a respeito disso e verifique se está contratando o seguro correto.

Outros países como Cuba, Emirados Árabes, Equador, Qatar e Turquia também exigem que você tenha cobertura médica para entrar no país.

Tipos de seguro viagem: para esportes de aventura

Os seguros de viagem comuns não oferecem assistência em caso de acidentes com a prática de esportes radicais. Portanto, se você for fazer uma viagem que contenha esqui, surf, mergulho, escalada, snowboard e outros esportes de aventura, você deve contratar um seguro especial.

É importante informar-se com a seguradora a respeito desse tipo de seguro. Se você sofrer algum acidente enquanto estiver praticando esses esportes, pode ter que pagar muito caro caso não tenha seguro viagem.

Na hora de contratar um seguro viagem é bom saber que o seu bolso é o limite. Existem coberturas e assistências de todos os tipos. Basta você escolher aquela que se encaixa melhor com o seu perfil e com a sua viagem.

Existem seguros especiais até para proteger computadores, câmeras e celulares. Isso, claro, além dos mais comuns que oferecem assistência em caso de mala extraviada, perda de voo, cancelamento de voo, etc.

Na hora da viagem, é muito importante você ter em mãos impresso ou digitalizado o contrato do seu seguro viagem. Pode ser que no país que você esteja visitando, ele seja exigido na imigração. Ou ter em mãos apenas em caso de emergência, caso você precise.

Cotação online de Seguro Viagem