Atenção à validade do seu passaporte

A viagem para o exterior está toda programada, mas um item é essencial para abrir as portas para dias incríveis: o passaporte. E não basta tê-lo em mãos, é preciso entender a validade do passaporte necessária para o seu destino final.

imagem de passaporte para texto sobre validade do passaporte

A validade do passaporte para entrar em diferentes países pode variar.

Com enorme responsabilidade a cumprir, esse documento deve ser foco de total atenção. Afinal, ninguém quer deixar de embarcar em virtude de problemas.

A grande questão que envolve o passaporte se refere à sua validade. Além da vida útil do mesmo, há outros cuidados que não podem escapar como a validade do passaporte para certos destinos como, por exemplo, Estados Unidos e Europa.

Sim, nem sempre a validade do passaporte condiz com a necessária para entrar em determinados países. 

Vamos descobrir quais são os prazos ideais dos passaportes para que não ocorram problemas?

Cotação online de Seguro Viagem

Validade do passaporte brasileiro: 10 anos

O governo brasileiro anunciou anos atrás uma mudança importante sobre a validade dos passaportes.

Publicada no Diário Oficial da União em 12 de dezembro de 2014, a novidade agradou todos aqueles que viajam. Os passaportes brasileiros passaram a ter validade de 10 anos ao invés de cinco anos.

Com isso, novos itens de segurança foram colocados em prática. Foi adotado, por exemplo, o padrão de criptografia de curvas elípticas brainpool para assinatura digital, resultando em maior segurança aos dados gravados no chip.

As mudanças também atingiram a capa e a imagem invisível fluorescente para que a durabilidade do passaporte seja ampliada.

Outra novidade: o Brasil passou a integrar o PKD, Diretório de Chaves Públicas da ICAO (Organização Internacional de Aviação Civil). Essa medida agiliza a verificação de autenticidade do passaporte brasileiro nos postos de controle migratório no Exterior, além de proporcionar mais segurança aos viajantes. 

Naquela situação, o sistema brasileiro de emissão de passaportes também vivenciou adaptações e nova certificação digital, garantindo maior segurança ao próprio documento.

Entrada na Europa

Além de estar com o passaporte válido, há algumas regras que devem ser obedecidas ao entrar na Europa.

Pois é, não pense que é possível usar o passaporte até o último dia de validade do mesmo para viajar para o exterior.

Quando a viagem para a Europa é de dez dias, por exemplo, é necessário desembarcar com o documento válido por três meses e 10 dias.

É sempre essa conta que deve ser seguida para entender a validade do passaporte para viajar para Europa. Ou seja, se a viagem for de 15 dias, o passaporte deve ter validade de três meses e 15 dias.

Vai ficar um mês viajando? Passaporte com validade de quatro meses!

Confira esse exemplo prático: uma viagem de um mês que será iniciada no dia 1 de julho (saída do Brasil nessa data) requer um passaporte válido até o dia 1 de outubro.

Essa verificação relacionada ao tempo da viagem X validade do passaporte é sempre feita no aeroporto do Brasil. É nesse momento que é realizada a checagem de toda a documentação do viajante – são regras que devem ser seguidas para que não haja impedimentos no embarque.

Por isso, especialistas recomendam a solicitação de um novo documento caso seja expirado antes da volta da viagem, segundo as regras acima mencionadas.

Margem de segurança

O ideal mesmo é não contar com o passaporte com menos de seis meses de validade, agendando a renovação quando faltar sete meses para o documento expirar.

Outra dica importante é sempre estar atento às regras de imigração do país que se pretende visitar.

Entrada nos Estados Unidos

Seis meses de validade!

Sim, para entrar nos Estados Unidos sem problema, o prazo ideal de validade do passaporte é esse. Portanto, caso o passaporte expire antes de seis meses, a emissão de novo documento é necessária.

É verdade que em virtude de um acordo entre o nosso país e os Estados Unidos, a validade dos passaportes brasileiros se estende automaticamente para seis meses além da sua data de expiração. 

Entretanto, é indicado que o documento tenha sim seis meses de validade para evitar surpresas desagradáveis.

Viagens para a América do Sul 

Brasileiros não precisam de passaporte para viagens realizadas pela América do Sul.

É permitido viajar simplesmente com o documento de identidade emitido nos últimos 10 anos – a carteira de motorista não é válida nessa situação.

Qual o melhor momento para solicitar novo passaporte? 

Nunca espere a validade do passaporte acabar para fazer a renovação. O documento deve ter um prazo de vencimento mínimo para passar pela imigração, conforme exemplos acima relatados.

Quando o passaporte não cumpre esse pré-requisito para o país de destino, é possível até mesmo que o viajante não consiga efetuar a compra da passagem.

Verifique a validade do passaporte

É muito simples conferir a validade do passaporte. Essa informação consta na página em que estão os dados e a foto da pessoa.

Menor de 18 anos

O passaporte destinado a menores de 18 anos tem validade definida de acordo com a idade, confira:

 

IDADE

VALIDADE

0 a 1 ano incompleto

1 ano

1 ano completo a 2 anos incompletos

2 anos

2 anos completos a 3 anos incompletos

3 anos

3 anos completos a 4 anos incompletos

4 anos

4 anos completos a 18 anos incompletos

5 anos

18 anos completos ou mais 

10 anos

Caso seja o momento de renovar, o primeiro passo é acessar o site/página da Polícia Federal. Lá você encontra a lista dos documentos necessários e pode requerer o novo preenchendo o formulário para a emissão da Guia de Recolhimento da União.

Assim que ocorrer a confirmação do pagamento desta guia, é permitido agendar.

Importante: saiba que os carimbos e vistos do passaporte atual não migram para um novo. Portanto, caso viaje, por exemplo, para os Estados Unidos e o visto esteja no passaporte antigo, é imprescindível levar este também para a entrada no país.

Seja qual for seu destino, nunca se esqueça que é fundamental viajar com um seguro viagem. Veja qual é o melhor para você e contrate um seguro viagem.




Última atualização em 03/09/2019