Viagem de fim de ano: escolha o melhor destino para fechar 2019

O final do ano vai chegando e a vontade de viajar para aproveitar as folgas, se divertir e descansar começa a entrar nos planos. Mas esse também é um período de alta temporada e pode ser complicado escolher o destino ideal. Pensando nisso, preparamos um guia com as melhores opções e dicas, para você fazer a sua tão sonhada viagem de fim de ano.

Imagem de avião no ar para texto sobre viagem de fim de ano

Fim de ano é sempre tempo de viajar.

Cotação Online de Seguro Viagem

Viagem de fim de ano pelo Brasil ou para o exterior?

No fim de ano, a alta temporada é aqui no Brasil e também lá fora. Por isso, encontrar um destino que não comprometa tanto o seu planejamento financeiro, pode não ser uma tarefa tão fácil. Inclusive se considerarmos as oscilações cambiais, entre real, dólar e euro. 

A verdade é que há destinos que podem valer o seu investimento e tudo vai depender do seu planejamento. Para começar a sua decisão da melhor viagem de fim de ano considere os seguintes aspectos:

  • Quantos dias você terá disponível para realizar a viagem?
  • Qual o seu perfil de viajante? Aventureiro, gastronômico, baladeiro ou cultural?
  • Existe algum plano futuro que possa comprometer muito o seu orçamento, como até mesmo uma grande viagem de férias?
  • Há algum destino que é um grande sonho?
  • Prefere curtir o verão ou o inverno? Lembre-se que nos países do hemisfério Norte, a temporada de frio já começa. 
  • Há alguma grande atração, como um show ou evento, que você sempre quis ver?

Tendo essas respostas em mente, fica mais fácil decidir se conhecer o próprio país vai ser a melhor ideia para a sua viagem de fim de ano. Ou então se é possível aproveitar os dias de folga para uma viagem internacional.

Destinos no Brasil para viagem de fim de ano

Confira os destinos encantadores que o nosso país reserva para você conhecer na sua viagem de final de ano.

Rio de Janeiro

Foto panorâmica do Rio de Janeiro para ilustrar texto sobre os melhores hospitais do RJ

A cidade maravilhosa é um dos destinos favoritos dos viajantes no fim do ano. As belezas da natureza, o calor para aproveitar as diversas praias, e o entretenimento despojado e ao ar livre atraem a todos. No Réveillon esse destino se torna ainda mais especial com a tradicional queima de fogos da praia de Copacabana. 

Litoral Norte de São Paulo

Foto de Ubatuba para ilustrar texto sobre bate e volta de São Paulo

A viagem é um pouco mais longa, mas Ubatuba tem as mais belas praias do estado,

Não dá para falar apenas de uma única praia do litoral paulista. A região oferece infraestrutura, entretenimento, gastronomia e muita beleza natural em suas praias. Ubatuba, Ilha Bela, São Sebastião e Bertioga reservam grandes surpresas paradisíacas aos seus visitantes.

Ouro Preto e cidades históricas de Minas Gerais

Se o seu perfil é mais para passeios com características históricas e culturais, Minas e suas cidades históricas irão te surpreender. É uma verdadeira viagem no tempo, com muito charme e tranquilidade.    

Chapada dos Veadeiros/Goiás

Para os aventureiros que gostam de trilhas, rios, cavernas e cachoeiras, a Chapada é o local mais que ideal. Em geral, os visitantes se hospedam em Alto Paraíso, que possui boa infraestrutura, e fazem os passeios de carro. Se você está buscando tranquilidade e ar puro, sem dúvidas, lá você irá encontrar.

Algodoal/Pará

A vila do Algodoal é pedida para quem quer curtir o verão em um lugar mais reservado, quase um refúgio.O local tem a fama de ter 0% de poluição no ar e sua natureza é um verdadeiro paraíso natural. O charme da vila fica por conta das pequenas casas e palafitas. 

Porto de Galinhas/Pernambuco

Muito conhecida no Nordeste, a cidade de Porto de Galinhas é um dos principais destinos quando o assunto é aproveitar o verão. A dica é acordar cedo, colocar o traje de banho e aproveitar as piscinas naturais e os passeios de buggy. Mas tenha em mente que pode ser um destino cheio para viagem de fim de ano.

Guarda do Embaú/Santa Catarina

Já no Sul do país é impossível perder o passeio pelas praias do litoral de Santa Catarina, com águas cristalinas e ondas que atraem surfistas e banhistas. Com clima mais rústico, a dica se hospedar e curtir o aconchego da vila da Guarda.  

Serra Gaúcha/Rio Grande do Sul

Conhecida também como Rota Romântica, a rodovia passa pela Serra Gaúcha e pelos estados do sul brasileiro.

Conhecida também como Rota Romântica, a rodovia passa pela Serra Gaúcha e pelos estados do sul brasileiro.

Conhecida pelo clima mais frio, a boa gastronomia e os vinhos, a Serra Gaúcha também é imperdível no fim de ano, com as apresentações do Natal Luz em Gramado. Além disso, fica difícil resistir ao passeio de Maria Fumaça e a Rota do Espumante.  

Destinos no exterior para viagem de fim de ano

Para evitar as oscilações do dólar e do euro no mercado financeiro, a dica é aproveitar o fim de ano em destinos pela América do Sul:

Buenos Aires na Argentina

Apresentação de tango em rua de Buenos Aires

Apresentação de Tango em La Boca

Nossos vizinhos tem opções como a cosmopolita Buenos Aires, capital do país, até regiões mais montanhosas e próximas da natureza, como os Andes. Cultura, boa gastronomia, vinhos e muita história reservam experiências inesquecíveis.  

Machu Picchu no Peru

Machu Picchu, no Peru, é uma viagem para os aventureiros

Machu Picchu é indicado para uma viagem com vistas incríveis e bastante adrenalina

Conhecido pelo estilo mochileiro, no Peru você faz uma verdadeira viagem criativa e artística. Entre os principais pontos turísticos estão a capital, Lima, e as cidades de Machu Picchu e Cusco. O destino também é conhecido por oferecer custos mais em conta.

Montevidéu no Uruguai

Plaza Independencia, em Montevideo

Plaza Independencia, em Montevideo

A maior cidade do Uruguai é uma viagem no tempo. Seus espaços ainda trazem as características e arquiteturas antigas, tudo com muito charme. A cidade respira cultura e tem lindas e grandes praças. De lá você pode ainda conhecer as praias e cassinos de Punta del Este, e fazer uma visita a aconchegante Colonia del Sacramento, ponto de partida de muitos turistas para chegar até Buenos Aires, pelo famoso buquebús.

Santiago no Chile

Foto de Santiago para texto sobre o que fazer no Chile

A capital, Santiago, abriga inúmeras paisagens e possibilidades de passeios.

Entre o oceano e a Cordilheira dos Andes está o Chile. País muito conhecido por seus poetas, por sua cultura, gastronomia e, principalmente, os seus vinhos. Aproveite a ida até o país e faça os passeios das rotas de vinícolas.    

Como aproveitar melhor a viagem de fim de ano?

Com tantas boas ideias para você viajar no fim de ano, agora é só programar as passagens, reservar uma hospedagem e fazer as malas

Nunca se esqueça que para aproveitar mais os dias de folga, o seguro viagem é imprescindível. Com ele você garante assistência e suporte durante todo o tempo, desde o aeroporto, com proteção à bagagem e reembolso por cancelamento de voos, até cuidados médicos em situações de emergência.

 

Feche 2019 com chave de ouro e aproveite o seu fim de ano em grande estilo. 

+ Confira os feriados 2020

 

 

 

  

  Última atualização em 14/10/2019