Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Viagem de intercâmbio, qual a melhor duração?

Imagem de duas meninas viajando para ilustrar post sobre viagem de intercâmbio

Viagem de intercâmbio, qual a melhor duração?

Se você estiver na dúvida sobre quanto de tempo de intercâmbio você deve fazer, vamos tentar te ajudar analisando alguns dos períodos mais comuns entre os estudantes. É claro que a melhor duração para uma viagem de intercâmbio é aquela que vai ajudar você a atingir seu objetivo. Na maioria das vezes o objetivo é aprender um novo idioma. Esse período é geralmente de seis meses a um ano.

Porém, nem todo mundo tem esse tempo disponível para passar fora do país. Neste post vamos tentar ajudar você a encontrar qual é o melhor período de intercâmbio para o seu perfil.

Viagem de intercâmbio durante as férias

Quem não pode investir tanto tempo e dinheiro num intercâmbio, tem a opção de passar as férias estudando fora – um período que pode variar de uma semana a um mês. É o programa de intercâmbio ideal para quem quer aprimorar um idioma que já sabe. De qualquer maneira, seu tempo fora do país terá um saldo positivo. Você vai conhecer gente nova, estar em contato com outra cultura, se divertindo e viajando durante esse período. E com dedicação, você volta com um bom upgrade no idioma que já conhece.

Intercâmbio de três meses

Com um tempo disponível maior ou conversando com o seu chefe para uma licença de férias não remuneradas, você pode conseguir passar três meses estudando. E isso ajuda mais ainda na hora de aprender um novo idioma. Esse é um período onde você também consegue fazer as coisas com mais tranquilidade. E até criar uma rotina no novo país como compras no supermercado, encontrar seu restaurante preferido, ficar de bobeira no parque quando puder. E muitas outras sensações de um morador local. Em três meses de intercâmbio, talvez você não volte falando fluente dependendo do seu nível com o idioma. Mas vai conseguir aprimorar bastante.

Viagem de intercâmbio de seis meses a um ano

Esse é o tempo ideal para aprender e desenvolver um novo idioma. É a grande chance que você tem de voltar falando de maneira fluente. Além disso, a adaptação ao novo país pode ser muito melhor. Sem aquela ansiedade de querer conhecer tudo na correria. Você vai ter tempo. E isso é importante tanto para aprender o idioma quanto para uma imersão cultural.

Se você ainda estiver cursando o ensino superior, é bom ficar. As melhores universidades do mundo oferecem bolsas para estudantes internacionais. O que ajuda na hora de viabilizar o seu intercâmbio. Esse tipo de programa também é interessante porque permite que você faça um ou dois semestres da sua graduação em outro país, estudando com alunos locais e professores de uma universidade de ponta.

Para quem já terminou a faculdade, é possível fazer uma pós graduação, cursos profissionalizantes e especializações em outro país. Dependendo do curso, também há grande chance de uma bolsa de estudos e podem ser de até dois anos com chance ainda de conseguir um trabalho na universidade. Ou você pode somente fazer um curso idiomas para aprimorar aquilo que você já sabe.

E outra dica importante: faça um seguro viagem e garanta um intercâmbio muito mais tranquilo. Conheça também o intercâmbio para adolescentes.