Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Viajar com segurança: conheça algumas dicas e pé na estrada

Este ano, o que não falta são feriados longos para a gente descansar. Muitos aproveitam as datas comemorativas para viajar. Se a sua intenção é fazer as malas e colocar o pé na estrada, atenção! O trânsito brasileiro é um dos que mais mata no mundo inteiro. Para não ter dor de cabeça, separamos algumas dicas para você viajar com segurança e se preocupar apenas em curtir os dias de folga.

Imagem de passageira com cinto para ilustrar post sobre viajar com segurança

Viajar com segurança

Se você seguir algumas dicas, as chances de se envolver em um acidente ou então ficar na mão com o carro na estrada diminuem bem. Viajar com segurança exige alguns cuidados. Vamos lá.

1)    Visite o seu mecânico

Seu carro também precisa de check up, principalmente antes de viajar. Então a dica é levar o seu carro ao especialista para que ele possa verificar todos os itens. Entre eles estão os freios, sistema elétrico, lanternas, óleo do motor, pneus e até mesmo o limpador de para-brisas, para não ser surpreendido na estrada com aquela chuva forte.

Ah, e antes de sair, não se esqueça de encher o tanque, outra etapa fundamental para viajar com segurança!

2)    Use o cinto!

No banco da frente ou no banco de trás, use sempre o cinto de segurança. Parece uma dica óbvia. Porém, muitas pessoas ainda deixam de usar essa importante ferramenta de prevenção a acidentes, principalmente, por aqueles que ocupam o banco traseiro.

3)    Veja a condição do tempo e estude o trajeto

GPS chegou para salvar a vida de muita gente. Mas estudar o trajeto, as melhores opções de horário e as condições climáticas para o dia da viagem é uma boa opção. Nunca se sabe o que vai acontecer durante aquelas horas que você vai dirigir.

Então, previna-se e consulte sites com informações de clima da sua cidade e do local de destino, da polícia rodoviária e dos órgão de trânsito.

4)    Bebê a bordo

Viagem em família normalmente tem crianças. E quando tem a presença deles é preciso redobrar a atenção. Do passeio rápido a viagens longas, a cadeirinha é obrigatória e o cumprimento das suas regras também.

Além da multa, você precisa se informar sobre qual o melhor equipamento para cada idade, para que ela tenha uma viagem segura e confortável.

Ainda não sabe qual a melhor opção para o seu bebê ou criança? Confira as regras e dicas de qual cadeirinha de carro escolher.

5)    Cachorro a bordo

Os animais de estimação também fazem parte de muitas famílias e igualmente precisam de conforto e segurança para viajar.

Levá-los no colo não é a melhor opção, pois ficam desprotegidos em caso de acidentes, podendo inclusive tornar o impacto mais prejudicial aos outros ocupantes.

Seja amigo do seu bichinho. Compre um compartimento de transporte e acomode-o no banco traseiro com cinto de segurança. Ou então no chão do carro entre os bancos dianteiros e traseiros.

6)    Excesso de peso

Cuidado para não exceder o limite de peso que o seu veículo aguenta. Sempre comporte tudo no bagageiro. Objetos soltos nos assentos podem causar acidentes até em uma freada mais brusca.

7)    Kit de sobrevivência

Além dos lanchinhos e da água para desfrutar pelo caminho, há outro kit de segurança importante de levar a bordo. Por isso, confira se o macaco e o triângulo de sinalização estão em dia. Veja também se as ferramentas estão completas e não se esqueça de levar uma lanterna, caso haja problemas noturnos.

Os especialistas recomendam ainda, que o motorista tenha sempre fusíveis reservas para resolver panes elétricas.

8)    Seguro de carro

Proteja seu veículo e tenha menos dor de cabeça quando acontecer um problema. Quando você contrata um seguro, além da proteção contra roubo e furto, você garante assistência 24h. Há também cobertura contra danos e reparos de vidros e acessórios, além de outros benefícios que variam de cada seguradora. Conheça mais sobre o seguro auto.

9)    Olho na estrada

Além de todo esse cuidado com o seu veículo e com os ocupantes dele, quando a viagem começa, é na estrada que o motorista deve focar. Respeitar os limites de velocidade, não arriscar em ultrapassagens e ter atenção aos demais veículos são regras fundamentais para que você tenha uma viagem mais tranquila.

Dirija com cuidado e confira nossas dicas para conduzir melhor.

Tudo certo então? Boa viagem e não deixe de conferir as nossas dicas para economizar na viagem em família e a nossa lista de lugares para você conhecer no Brasil

Cotação online de Seguro Viagem