Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Viajar grávida é uma boa?

mulher tirando foto

Viajar grávida é uma boa?

Bom, você está grávida. E exausta. Além daquele turbilhão de hormônios, tem que pensar no trabalho, na casa, no bebê que está chegando. E mais milhares de coisas que não saem da sua cabeça. A gente sabe que não é fácil.

Viajar grávida

Que tal uma fugidinha? Pra longe ou perto, uma viagem durante a gravidez pode ser tudo de bom. Você precisa aproveitar um pouquinho, em breve você estará com um bebê no colo e as viagens não serão as mesmas. Isso também não quer dizer que serão ruins.  Muito pelo contrário. Mas a vida com crianças é completamente diferente. Aproveite e já leia aqui algumas dicas da Bidu para viajar com crianças. Você vai usá-las em breve.

Mas vamos voltar ao momento atual. O bebê ainda não nasceu e você merece aproveitar. Gravidez e viagem combinam sim. E muito. É uma das melhores épocas para viajar. Só é preciso alguns cuidados a mais. Então vamos, lá.

Escolhendo o destino

Primeiro pense no que te fará bem no momento. Uma praia calma, ou uma viagem mais agitada? Não há impeditivos contanto que faça tudo com moderação. É claro que uma viagem para praticar esportes radicais ou de aventura não são as melhores escolhas no momento. Mas fora isso vale tudo se sua gravidez está correndo tranquilamente.

Muitas grávidas acabam optando por viagens para resorts ou hotéis de praia ou montanha para relaxar. São viagens mais calmas. Bem para relaxar e curtir o momento. Mas tem aquelas que preferem aproveitar os momentos antes da chegada do bebê para fazer turismo mesmo. Um tour pela Europa (não se esqueça de contratar um Seguro Viagem Europa!) ou América do Sul lhe trará ótimas recordações. Tem também um outro passeio que muitas grávidas adoram. As famosas compras de enxoval nos Estados Unidos. Seja qual for sua vibe, aproveite seu momento.

Cuidados a mais

O primeiro passo ao marcar sua viagem durante a gravidez é falar com seu médico. Principalmente se a viagem for para fora do país. É super seguro viajar grávida, mas não custa pedir a opinião dele. Se ele liberar e você estiver se sentindo disposta, vai fundo. Mas é legal ter alguns cuidados a mais.

– Seguro viagem. É fundamental a contratação de um seguro de viagem para gestante. Não dá para viajar sem. É claro que o ideal é nem usar. Mas a gente sabe que na gravidez podemos precisar de alguns cuidados a mais. Existem planos de seguro viagem específicos para grávidas. Não deixe de ver as coberturas adicionais do seguro viagem que podem ser úteis para você.

– Tenha o telefone do seu médico. Assim, qualquer dúvida durante a viagem você pode ligar ou mandar uma mensagem. Isso vai garantir sua tranquilidade.

Dicas importantes ao viajar de avião durante a gestação

Se sua viagem for de avião, principalmente para destinos mais longos, é importante saber de algumas coisas:

– Normalmente, as companhias aéreas permitem o embarque de gestantes com até 28 semanas de gestação sem nenhum tipo de atestado médico;

– A partir da 29ª semana é preciso de um atestado do seu médico, indicando que está apta a viajar;

– Após a 36ª semana, a gestante terá que preencher um termo de responsabilidade para viajar, além do atestado;

– A partir da 38ª semana, as gestantes só podem viajar acompanhadas de um médico.

Durante o voo lembre-se de levantar e andar um pouco de tempo em tempo. Beba bastante água e não deixe de ir ao banheiro.

Já em terra firme

O voo foi bom e você já chegou. Pode relaxar. Mas continue com alguns cuidados:

– Alimente-se bem durante a viagem. Cuidado com alimentos que você não está acostumada a comer. Talvez durante uma viagem grávida não seja o melhor momento para experimentar muitas comidas exóticas. Vai que algo não te faz bem, não é?

– Hidrate-se bem. Muita água principalmente se estiver no verão. Gravidez e água são ótimas aliadas;

– Não carregue muito peso. Aproveite um pouco sua condição de grávida e deixe que seu companheiro de viagem carregue mais peso que você. Para que arriscar não é mesmo?

– Se precisar dirigir, confira nosso post sobre dirigir grávida. Previna-se contra acidentes e seja cautelosa!

Além de tudo isso, tire muitas fotos. Você vai adorar relembrar da sua viagem grávida. Pode ter certeza.