
Dicas de lugares para viajar no inverno
Para quem quer aproveitar o inverno, nada melhor do que viajar para um lugar aconchegante que nos inspire ainda mais a viver as temperaturas mais frias. Pensando nisso preparamos dicas de lugares para viajar no inverno e como aproveitar cada oportunidade no local.
Viajar no inverno no Brasil
Vamos dar algumas sugestões de cidades para viajar no inverno brasileiro e aproveitar o frio.
Campos do Jordão/SP

A noite de Campos do Jordão é sempre agitada.
Um dos principais destinos dos brasileiros para viajar no inverno é Campos do Jordão. O local é referência quando o assunto é curtir o clima de frio. Lá, a arquitetura possui influência europeia o que deixa a cidade ainda mais charmosa. Sua gastronomia apresenta excelentes bares e restaurantes, ideais para um jantar romântico, com deliciosos fondues e trutas.
Entre as principais atividades na cidades estão:
- O comércio de roupas, decoração e artesanato da Vila Capivari, no centro da cidade;
- O Morro do Elefante, que reserva um passeio de teleférico até o ponto alto da cidade com uma vista incrível;
- O Bonde Turístico, que relembra as origens da cidade em um passeio pela Estrada de Ferro;
- O Tarundu, que é o local ideal para quem gosta de aventura e diversão em um espaço com mais de 30 atividades para adultos e crianças;
- A tradicional cervejaria Baden Baden, que além da visita a fábrica, oferece uma deliciosa degustação.
Canela/RS

A Catedral da Pedra é o cartão postal da cidade.
Ao lado da tradicional cidade de Gramado, também referência quando o assunto é lugar para viajar no inverno, Canela está localizada na Serra Gaúcha, na Região das Hortências.
Entre os principais pontos turísticos do local estão:
- A Catedral de Pedra, ou também chamada de Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, cartão-postal da cidade que apresenta uma empoderada arquitetura histórica;
- O Parque da Serra, que com atrações de teleféricos, chamados de Bondinhos Aéreos, te levam a três estações com visuais incríveis como a Cascata do Caracol;
- O Parque do Caracol, ideal para quem aprecia uma boa caminhada ao ar livre, curtindo o clima de montanha;
Para quem tem crianças, não se preocupe. Lá em Canela tem diversão para todas as idades no Alpen Park e o Parque Terra Mágica Florybal. À noite a dica é aproveitar os restaurantes típicos, com muita dança e comida regional.
Penedo/RJ

Em Penedo é possível fazer trilhas com paisagens incríveis.
Localizado no parque ecológico de Itatiaia, Penedo é um dos principais refúgios dos cariocas na hora de viajar no inverno. Considerada a principal colônia finlandesa no Brasil, o local apresenta infraestrutura que lembra o país europeu, além de fauna e flora por todo lado.
Suas principais atrações se concentram em gastronomia, com deliciosas casas de fondue, trutas e pratos artesanais. Lá também é possível encontrar ecoturismo, com trilhas, cachoeiras e passeios de quadriciclo, jeep e a cavalo. Quem não dispensa um bom comércio também pode ir às compras e ver um pouco mais sobre o artesanato local.
Monte Verde/MG

Para quem gosta de montanha, Monte Verde é uma ótima opção.
Localizada na Serra da Mantiqueira, pertinho de São Paulo, Monte Verde é sinônimo de conforto e lazer no meio das montanhas. A cidade é conhecida pelo clima frio e os seus deliciosos queijos, doces e as cachaças, ideal para quem não dispensa produtos artesanais.
Por lá também é possível apreciar as suas referências históricas e assistir a espetáculos culturais de arte, teatro e música. Em julho, bem no período de viajar no inverno, acontece o tradicional Festival de Inverno que reúne turistas do Brasil inteiro.
A principal dica em Monte Verde é buscar as opções de Tour, como o de Jeep e o Fotográfico. Além disso, também tem as trilhas do Parque Verner Grinberg, para explorar ao máximo os espaços locais.
Viajar no inverno para fora do Brasil
Se você quer viajar no inverno e curtir um frio fora do Brasil, vamos também te dar as melhores sugestões sem ir muito longe.
Montevidéu/Uruguai

Plaza Independencia, em Montevideo
A capital do Uruguai é o refúgio ideal para quem quer viajar no inverno sem ir muito longe do Brasil. Com uma estrutura mais bucólica e antiga, Montevidéu é referência em cultura e arte, em seus museus, casas de culturas e praças.
De lá é possível fazer passeios rápidos e imperdíveis por cidades próximas, como:
- As vinícolas de Bodega Bouza, onde é possível chegar de táxi;
- Punta Del Este, que mesmo sendo um local de praia, é uma ótima dica para quem gosta de vento frio, sol e diversão em cassinos;
- Colonia del Sacramento, que vale não só a visita como também passar uma noite por lá para aproveitar melhor a cidade. De lá, também vale dar uma esticada em Buenos Aires, capital Argentina, que fica a poucos quilômetros do local, e que tem a travessia por um grande barco, conhecido como buquebus.
Bariloche/Argentina

Bariloche é um destino internacional que atrai muitos brasileiros que buscam neve.
Outro destino bem pertinho para viajar no inverno, com direito a neve, é a charmosa Bariloche, na região da Patagônia Argentina. A cidade é limitada pelo lago glacial de Nahuel Huapi e próxima a Cordilheira dos Andes.
Com arquitetura alpino suíça, Bariloche é famosa por seus doces e chocolates, vendidos na tradicional Calle Mitre, rua principal da cidade. Entre as opções de lazer, estão as caminhadas para explorar os lagos da região e a visita às montanhas para a prática de esqui.
Santiago/Chile

A capital, Santiago, abriga inúmeras paisagens e possibilidades de passeios.
Localizada na cadeia montanhosa do Chile, a capital do país Santiago é uma das principais dicas de lugares para viajar no inverno. Ela impressiona a todos os turistas por sua excelente infraestrutura.
Entre os principais pontos turísticos estão:
- As históricas Plaza de Armas e a Catedral Metropolitana, localizadas no coração da cidade;
- O Palácio de la Moneda, sede da presidência chilena;
- O Mercado Central, com toda a sua agitação e delícias gastronômicas;
- O Cerro San Cristóbal e Parque Metropolitano, que apresentam uma vista incrível da cidade e uma boa oportunidade de fazer ecoturismo.
Perto do Cerro San Cristóbal está La Chascona, museu da casa do poeta mais famoso do país, Pablo Neruda. É um ponto de parada obrigatória para quem gosta de arte, literatura e arquitetura.
Qual melhor lugar para viajar no inverno?
Seja no Brasil ou aqui perto, o que não faltam são opções para você sair da rotina, aproveitar uns dias de folga e curtir o frio que o inverno nos traz nessa época do ano. Aproveite as dicas para viajar no inverno, faça as malas e prepare-se para guardar boas recordações.
Confira também as melhores dicas do Ushuaia.