Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Precisa de visto para fazer conexão?

imagem de uma mala, bolsa e maquina fotográfica no chão com o texto: Precisa de visto para fazer conexão?

Precisa de visto para fazer conexão?

Você está com uma viagem marcada para algum país que precisa fazer uma conexão em outro? Com isso, surgir uma grande dúvida: será que precisa de visto para fazer conexão?

A resposta é: depende do país de conexão. É por isso que antes de viajar, enquanto você ainda estiver planejando a viagem, é necessário fazer uma pesquisa sobre esse país para confirmar se ele exige ou não visto para brasileiros.

Muitos aeroportos pelo mundo são considerados parte do território do país. Por isso, exigem o visto mesmo para quem está só em trânsito e vai pegar um voo em alguns minutos.

Não ter o visto pode complicar a sua vida causando o retorno imediato de volta para o seu país de origem.

Visto para fazer conexão nos Estados Unidos

Um caso bem comum é os Estados Unidos. Se você for para qualquer país que passe por lá, é necessário o visto para fazer conexão. Isso porque o país exige visto para turistas brasileiros.

Ou seja, o processo do visto de conexão nos EUA (ou de trânsito, como é chamado) é o mesmo que tirar um visto de turista.

Aliás, no caso dos Estados Unidos você até pode tirar um visto de turista de 10 ou 15 dias. Mas não compensa, é melhor tirar o visto de turismo já que o processo é o mesmo e tem validade de 10 anos.

Passos básicos para retirada do visto americano

  • Primeiro você precisa enviar o formulário de requerimento do visto. Basta acessá-lo e preencher direitinho;
  • Depois que você já preencheu, é preciso fazer o pagamento da taxa. Você pode usar cartão de crédito ou boleto;
  • Formulário enviado e taxa paga, é hora de agendar sua entrevista;
  • Quando for na entrevista, leve seu passaporte (ele deve estar válido) e uma foto recente do tamanho 5x5cm com fundo branco. É necessário também levar sua passagem que comprova sua viagem. Algum documentos que comprovem seu emprego, renda, moradia e etc também são recomendados.

Não dá pra ignorar que o visto pode ter um custo alto. Por isso, nem sempre vale a pena comprar uma passagem aérea com conexão só porque ela está mais barata.

Se você precisar do visto para o país de conexão, pode acabar saindo mais caro do que uma passagem com voo direto para o destino final.

Além do custo, é bom calcular se você tem tempo hábil para tirar o visto antes da viagem. O visto de alguns países pode demorar bastante para sair e às vezes pode não dar tempo de obtê-lo antes da data de embarque.

E é bom prestar atenção com as mudanças de regras e o processo para retirada do visto para cada país, já que elas podem mudar com frequência. O ideal é você verificar no site do consulado sempre que tiver uma viagem com conexão reservada.