SEGURO Auto

Preencha nosso formulário e receba uma cotação online em 30 segundos. Mais rápido, mais simples, mais econômico.

Dicas sobre seu Seguro Auto

O valor do seguro é medido através de diversos fatores como modelo e ano do veículo, potencial de roubo e até a idade do principal condutor.

Em caso de sinistro, contate as devidas autoridades, recolha informações sobre os envolvidos e avise sua corretora ou seguradora.

A Bidu funciona como uma corretora de seguros online. É rápida, eficiente e totalmente segura (SUSEP - nº 100227943).

Apólice é o documento que a seguradora emite, confirmando que a proposta solicitada pelo corretor foi aceita.

Cobertura básica é relacionada diretamente ao casco (veículo), e se destina ao reembolso de danos ao veículo segurado.

Coberturas adicionais são as que ampliam qualquer uma das coberturas básicas. Devem ser relacionadas na proposta e na apólice, com os respectivos limites máximos de indenização.

O seguro que cobre danos a terceiros (RCF-V) é facultativo, e reembolsa até o limite determinado na apólice quaisquer danos pessoais ou materiais a outros.

Prêmio não é o valor pago pela seguradora, como muitas pessoas pensam. Diz respeito à soma em dinheiro paga pelo segurado, para que a seguradora assuma a responsabilidade de determinado risco.

O seguro veicular é importante para proteger seu patrimônio contra agentes externos como furtos, e acidentes com danos físicos ou materiais.

É considerada perda total quando os custos de reparação do veículo ultrapassam 75% do valor segurado.

Quanto mais ocorrências de colisão, roubo ou pontuação, mais caro fica o seguro de seu veículo.

Dirigir com a carteira vencida faz com que o motorista esteja descoberto e, ao se envolver em qualquer acidente, não tem direito aos benefícios segurados.

Condutores experientes tendem a pagar um valor menor no seguro do carro.

Grandes áreas urbanas tendem a ter taxas mais altas de criminalidade. Moradores de cidades pequenas tendem a pagar menos pelo seguro.

Quando acionado o seguro só para terceiro o segurado não paga nenhum valor de franquia, mas perde um ponto na classe de bônus.

Informações sobre o seguro do seu carro

  • Aprenda que a prevenção é sempre a melhor solução!
  • Coberturas básicas oferecidas pelas seguradoras
  • Coberturas adicionais mais oferecidas pelas seguradoras
  • O que é, e quais são os tipos de franquia
  • Entenda a importância e para que serve a classe de bônus
  • Danos a Terceiros isenta franquia mas não exclui classe de bônus

Não conte com a sorte

Pessoas prevenidas contratam um seguro

Comprar um carro não é fácil. Você precisa fazer muito esforço para economizar todo mês para dar a entrada e depois a coisa não melhora, é despesa pra tudo quanto é lado: estacionamento, combustível, impostos, manutenção… Fica difícil, além de tudo, contratar o seguro, que também não é uma despesa pequena.

Mas tão importante quanto fazer um investimento pra melhorar sua locomoção (o carro), é proteger esse investimento. Só em São Paulo, em 2011, ocorreram mais de 13 mil acidentes envolvendo automóveis. Se você não consegue incluir o seguro nas suas contas, talvez devesse refletir mais antes de comprar um carro.

Essa é uma das diferenças entre uma pessoa prevenida e uma pessoa descabida:
O prevenido O descabido
Controla os gastos ao longo do mês Gasta todo o salário na semana do pagamento
Se planeja, tem poupança, plano de previdência Não consegue economizar dinheiro
Paga as parcelas em dia Se endivida no cartão ou no cheque especial
Estuda antes de realizar uma compra: compara preços e benefícios Compra um produto por impulso, ao ver na vitrine
Contrata um seguro para proteger seus investimentos Conta com a sorte

Você pode não precisar usar o seguro no primeiro ano do contrato, talvez no segundo ou até mesmo nunca (e tomara que não precise mesmo!). O descabido pensa: “mas eu dirijo super bem, nunca me aconteceu nada, não preciso de seguro!” e não conta com furtos, incêndios e uma série de outros problemas que podem ocorrer com o carro. Um jogo na loteria de vez em quando não faz mal, mas não dá pra contar com a sorte quando se trata de proteger seu carro.

Além de proteção e tranquilidade, um seguro também traz benefícios a curto prazo, como assistência 24 horas, serviço de guincho, descontos em diversas oficinas e na compra de peças em locais parceiros da seguradora. Então, lembre-se:

  • Se você tem um orçamento domestico bem planejado, deve conseguir incluir a contratação do seguro nas contas anuais.
  • São poucas empresas grandes ou pessoas bem sucedidas que não tem um seguro para proteger seus bens. Pode conferir: quem entende de dinheiro, contrata seguro!
  • Na hora de contratar, confira bem! Tomara que não precise acionar o sinistro mas tem uma serie de outros serviços em que seu seguro pode ser útil.
  • Além de tudo, ter seguro é ter mais tranquilidade! Você pode dirigir mais calmo e até emprestar o carro de vez em quando.

Não seja um descabido! Faça uma cotação na Bidu e contrate seu seguro ainda hoje.

Tipos de coberturas: Básica

Cobertura básica trata das garantias principais que a seguradora deve oferecer ao cliente. No seguro automotivo, as coberturas básicas abrangem roubo, incêndio e colisão do veículo; danos a terceiros; e danos a passageiros.

Veja mais sobre os tipos de coberturas disponíveis:

  • Incêndio e Roubo: A seguradora indeniza o segurado em caso de roubo, furto total, incêndio ou explosão do veículo;
  • Compreensiva: inclui a cobertura de incêndio e roubo, como também indeniza o segurado em caso de colisão. o valor de indenização desta cobertura cobre apenas os danos causados em seu próprio veículo.
  • Danos a terceiros: Conhecida como RCF-V (Responsabilidade Civil Facultativo de Veículos), cobre danos causados a terceiros. Os danos geralmente cobertos em nossas cotações são danos materiais, pessoais ou morais.
  • Acidentes Pessoais de Passageiros (APP): Esta cobertura visa indenizar os passageiros ou seus beneficiários, transportado pelo veículo segurado por lesões ou morte que venham a sofrer.

Tipos de coberturas: Adicionais

Além das coberturas básicas, você pode contratar coberturas adicionais ao seguro do seu automóvel. Para cada uma delas, é cobrado um prêmio e definido um limite máximo de indenização.

Destacam-se garantias de indenização para os seguintes casos:

  • Acessórios: Englobam aparelhos de som, imagem e comunicação permanentes, originais de fábrica ou não
  • Carrocerias e equipamentos de serviços de caminhões
  • Blindagem
  • Vidros: Inclui o reparo ou reposição de vidros laterais, traseiro e para-brisa, em caso de danos. Não está sujeita à franquia do veículo, que costuma ser superior ao valor dos vidros
  • Carro reserva e assistência 24h: Ao sofrer um acidente com conserto maior que o valor da franquia, ou em casos de roubo ou furto, você pode acionar o carro reserva, com aluguel pago pela seguradora pelo período estipulado na apólice. Já na assistência 24h, cada seguradora possui uma variedade distinta de serviços gratuitos. Os mais comuns são o socorro mecânico reboque em caso de acidente despachante chaveiro eletricista e diversos outros.

Os tipos de franquias

Franquia significa, basicamente, a participação de custos por parte do segurado nos prejuízos decorrentes somente de danos parciais ao veículo. É previamente acordada no contrato e, quanto maior a franquia, menor é o preço da cobertura do seguro, e vice-versa.

As seguradoras costumam apresentar 4 tipos de franquias:

  • Básica ou Normal: É a mais comum na maioria das cotações, e a que utilizamos para o cálculo inicial de nossas cotações Cada seguradora estabelece o seu valor de franquia básica
  • Ampliada: Vale, geralmente, 50% mais que a franquia básica, mas o preço do seguro para esta franquia é menor
  • Reduzida: É geralmente 50% menor em valor do que a franquia básica, mas o preço do seguro para esta franquia é maior
  • Isenta: Algumas seguradoras oferecem a opção de isenção de franquia até um limite de ocorrências, cobrando um preço adicional por isso.

O valor da classe de bônus

Classe de bônus é um valor utilizado para classificação do risco dos segurados, como base para desconto. Leva em conta os anos de seguro do cliente, e a quantidade de sinistros que teve ao longo da vigência. Esse valor encontra-se sempre vinculado ao segurado, e é mantido ao mudar de corretor, seguradora e/ou veículo

Quanto maior a classe de bônus, maior também é o desconto que as seguradoras oferecem, já que as classes de bônus altas representam clientes de menor risco.

Por exemplo: um cliente sem sinistros por três anos seguidos tem uma classe de bônus 3. Caso ocorra um sinistro no quarto ano, ele retorna para a classe de bônus 2. Em média, cada ponto na classe de bônus equivale a 5% de desconto no prêmio.

Franquia e Classe de Bônus em coberturas somente com Danos a Terceiros

Ao realizar um seguro somente com a Cobertura para Danos a Terceiros, o segurado fica isento do pagamento de franquia. Isso ocorre pois a franquia é uma participação dos gastos com oficina no próprio veículo segurado, excluindo os danos causados a terceiros.

Deve-se lembrar, no entanto, que as apólices estimam um valor limite para o conserto de um dano causado a terceiros. Se o valor da cobertura for, por exemplo, 50 mil reais, e o valor do conserto for superior, cabe a seguradora reembolsar os 50 mil para o condutor que teve o carro danificado, e ao segurado pagar o restante do valor de conserto.

A classe de bônus do segurado que tiver Cobertura para Danos a Terceiros, e for o causador de um acidente, vai sofrer perda de um ponto de classe de bônus - o que ocasiona um acréscimo no valor da apólice na próxima renovação.

Como a Bidu funciona?

Preencha

Compare

Escolha

Contrate

×

Para prosseguir faça Login

Não lembra sua senha?

Informe o e-mail de cadastro. O sistema responderá sua solicitação com as instruções para gerar uma nova senha pra você.